Empreendedorismo

Beat Therapeutics vence 23.ª edição do Prémio Jovem Empreendedor

A ANJE distinguiu ainda Sara do Ó com o Prémio Mulher Empreendedora e António Saraiva com o Prémio Carreira.

A spin-off nascida da investigação da Universidade do Porto, Beat Therapeutics, foi a grande vencedora do Prémio Jovem Empreendedor, promovido pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

A empresa quer transformar o tratamento do cancro, desenvolvendo terapias inovadoras para cancros agressivos, como os pancreáticos, ovarianos e da mama triplo-negativos, que são resistentes às terapias convencionais. O primeiro candidato a medicamento desenvolvido e patenteado pela spin-off é um novo agente antitumoral, o BBIT20, que evita com sucesso a resistência e elimina eficazmente células resistentes à quimioterapia, tornando-o um verdadeiro avanço no tratamento do cancro.

Ângela Carvalho, co-fundadora da Beat Therapeutics, agradeceu o galardão: «Sentimo-nos muito honrados por termos sido seleccionados para receber o Prémio Jovem Empreendedor. A Beat Therapeutics foca-se no desenvolvimento de terapias inovadoras para pacientes que sofrem de cancros agressivos e este prémio será aplicado para seguirmos nessa direcção».

Na 23º edição, a ANJE distinguiu ainda Sara do Ó, co-fundadora e CEO Grupo Your, com o Prémio Mulher Empreendedora e António Saraiva, antigo líder da Confederação Empresarial de Portugal e actual presidente da Cruz Vermelha Portuguesa com o Prémio Carreira.

Por último, foi atribuído o Prémio Inovação à Germlrrad, através do programa BfK Awards, promovido pela Agência Nacional de Inovação. Este é um projecto que desenvolveu um robô autónomo para desinfecção de espaços públicos, através de radiação ultravioleta e soluções químicas inócuas.