A Test Bed 5G da NOS, uma plataforma que empresas seleccionadas podem usar para «potenciar a inovação e a liderança na experimentação assente» neste padrão de redes móveis, está de volta à “acção”.
Para escolher mais um grupo de startups que tenham acesso a este ecossistema, a NOS anunciou um programa de Open Innovation, cuja primeira fase é dirigida a projectos de realidade virtual ou aumentada, que devem estar focados nos sectores do «retalho, saúde, smart cities e indústria», as quatro áreas da Test Bed 5G.
As empresas seleccionadas têm, como tem vindo a ser habitual noutras iniciativas deste género da operadora, direito a «mentoria, apoio a implementação de piloto e acesso a investidores nacionais e internacionais», no âmbito dos Investors Pitch Days.
Entre os parceiros deste programa de Open Innovation, estão a «Unicorn Factory Lisboa, a Armilar, a Alaian, a PWC e a Unlimit», sublinha a NOS. Já a Test Bed conta com a parceria de quatro entidades: Sonae (Continente, Wells), INESC TEC, CEiiA e Ericsson. O objectivo da plataforma é «apoiar o desenvolvimento de até 165 pilotos até 2025».