NacionalNotícias

Soluções de mobilidade e tratamento contra o cancro são as grandes vencedoras dos Altice International Innovation Award

Os prémios, que têm vindo a promover e reconhecer o empreendedorismo e o talento tecnológico nacional, receberam 116 candidaturas, em 2023, e mais de 600 desde o seu início, em 2017.

A Altice anunciou os vencedores da 7ª edição dos seus prémios que têm como objectivo «reforçar o posicionamento de Portugal no desenvolvimento da inovação a nível mundial».

Os vencedores do Altice International Innovation Award (AIIA) foram a expressPIK na categoria Startup, que recebe um prémio de 50 mil euros e a possibilidade de realizar uma prova de conceito (PoC) com a Altice; a Charging the future os Evs through the wheel na categoria Academia, que recebe um valor de 25 mil euros; e Lumen na categoria Inclui by Fundação Altice com um prémio de 20 mil euros.

A startup distinguida pela Altice oferece diagnósticos para tratamentos personalizados do cancro da mama; já o projecto académico vencedor incorpora nas rodas dos veículos a capacidade de carregamento das baterias sem contacto físico por último, a Lumen é uma solução de mobilidade avançada que permite a condução autónoma para pessoas com deficiência visual.

Os AIIA atribuiram ainda a distinção BfK Awards, em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI), à startup Karion Therapeutics, um reconhecimento atribuído a «um projeto finalista nascido do conhecimento que resulta de actividades de investigação e desenvolvimento». A startup que tem cujo foco o desenvolvimento de terapias inovadoras e disruptivas, eficazes e seguras para cancros agressivos recebe um prémio de 2500 euros.

Pela primeira vez, a Startup Lisboa tornou-se parceira do prémio de inovação da Altice e, por isso, a expressPIK e a Lumen vão contar com o seu apoio na fase de incubação do projecto com vista à angariação de capital.

Os prémios, que têm vindo a promover e reconhecer o empreendedorismo e o talento tecnológico nacional, receberam 116 candidaturas, em 2023, e mais de 600 desde o seu início, em 2017.