NotíciasTendências

MB WAY Pulse: pagamentos contactless mesmo sem smartphone

O MB WAY Pulse é um wearable que quer transformar a experiência de pagamentos diários. Com o lema ‘40 years creating the future’, a SIBS introduz esta inovação que possibilita pagamentos sem contacto, mesmo quando os smartphones estão desligados, sem bateria ou sem acesso à Internet.

A SIBS, uma das principais empresas de soluções de pagamento em Portugal, está a celebrar quatro décadas de inovação com um anúncio que apresenta mais uma forma de os portugueses fazerem pagamentos diários. Com o lema 40 years creating the future (em tradução livre, ‘40 anos a criar o futuro’), a empresa lançou o denominado MB WAY Pulse, uma solução que permite efectuar pagamentos sem contacto, mesmo quando os smartphones estão desligados, sem bateria ou sem acesso à Internet.

Este novo dispositivo, que se junta à família MB WAY, compra-se na própria aplicação e está já disponível em diversas opções, incluindo em formato de pulseira, presilha para o relógio, porta-chaves e uma tag para usar em «pulseiras, colares ou outros dispositivos». Em comunicado de imprensa, a SIBS explica que com este lançamento pretende «aumentar a comodidade e a acessibilidade dos pagamentos móveis em Portugal».
Uma das características do MB WAY Pulse é a capacidade de realizar pagamentos sem contacto através dos cartões associados ao MB WAY, em qualquer terminal de pagamento da rede Multibanco. Um avanço que, no entender da marca, aumenta substancialmente a cobertura dos pagamentos sem contacto e torna o processo mais eficiente e simples para os utilizadores.

Experimentámos o novo wearable e comprovámos o que a marca apregoa no comunicado. Na aplicação, adquirimos a versão Tag – todas têm o custo de 14,99 euros – e passados sete dias estava na nossa caixa do correio. A activação é muito simples, feita através de um QR Code; a partir daí, é só passar o wearable nos terminais. O valor máximo de compra permitido com esta solução é de 150 euros. Usámos cinco vezes e todas com sucesso.

Do Multibanco ao MB Way
A SIBS tem sido uma força motriz na revolução dos pagamentos em Portugal ao longo dos últimos quarenta anos. Em 1985, introduziu a rede Multibanco, um marco histórico na digitalização de Portugal. Paralelamente, a SIBS gere vários canais de pagamento digital, incluindo a rede Multibanco de Terminais de Pagamento Automático e plataformas de comércio electrónico, como o SIBS Gateway.

Esta entidade foi ainda responsável por algumas das principais inovações portuguesas reconhecidas internacionalmente, como a Via Verde e o MB WAY, lançado em 2015 como a primeira solução de pagamentos móveis na zona Euro. Segundo dados fornecidos pela marca, o MB WAY é, actualmente, utilizado por mais de cinco milhões de pessoas, com uma média de mais de nove operações por mês, tornando-se o serviço digital de pagamentos «mais completo da zona Euro». Nos últimos anos, a SIBS lançou mais de sessenta novos produtos/serviços em Portugal e a nível internacional, solidificando a sua posição como um player internacional relevante, presente em mais de vinte mercados. As soluções da SIBS são utilizadas diariamente por mais de 150 milhões de utilizadores na Europa, África e Ásia, com operações bem-sucedidas na Roménia e Polónia, contribuindo para o desenvolvimento e digitalização desses países.