NacionalNotícias

Critical Software reforça a aposta em IA com compra de parte da Two Impulse

A tecnológica adquiriu parte da também portuguesa Two Impulse para aumentar o portfólio e as suas competências na área da inteligência artificial. O negócio vai também permitir à Critical Software explorar mais o mercado alemão, onde ambas as empresas têm operações.

A Critical Software adquiriu parte da Two Impulse, uma empresa portuguesa especializada em IA, com o objectivo de aumentar a integração desta tecnologia nas suas soluções e «acelerar a capacidade de acumular rapidamente know-how e experiência» em inteligência artificial, que a empresa considera não apenas uma tendência, mas também um «ponto de viragem estratégico».

A aposta da Critical Software é explicada pelo CEO João Carreira (na foto): «Reconhecendo o potencial transformador e os riscos da IA, a nossa parceria com a Two Impulse vai tirar partido da excelência da engenharia, da tecnologia fiável, da qualidade, da agilidade e da experiência em IA para maximizar os benefícios da mesma, e, ao mesmo tempo, mitigar os riscos».

Já para Paulo Nunes, CEO da Two Impulse, a colaboração «representa um novo capítulo emocionante na jornada da empresa» – o responsável esclarece por quê: «Juntarmo-nos à família Critical Software será um factor de mudança, que traz a qualidade, segurança e conhecimento da indústria para a mesa. Isto vai dar-nos novos ‘superpoderes’ para continuarmos a cumprir a nossa missão: ajudar as organizações a prosperar com a ajuda da IA».

Aproveitar sinergias
Um porta-voz da Critical Software explicou à businessIT as razões que estiveram por trás desta compra: «É uma empresa de tecnologia de ponta, líder de mercado em inteligência artificial e computação cognitiva e, por isso mesmo, foi natural darem este passo». A aquisição permite, assim, «tirar partido da excelência da engenharia, da tecnologia fiável, da qualidade, da agilidade e da experiência em IA para maximizar os benefícios da mesma», acrescenta.

Além disso, dado que tanto a Critical Software, como a Two Impulse têm um escritório na cidade de Munique, vai ser possível criar sinergias nessa geografia, como salienta o porta-voz da empresa com origem em Coimbra: «É um marco importante para a nossa estratégia visto que a Two Impulse também está presente na Alemanha. Com isso, esperamos que surjam oportunidades e projectos nesse e noutros mercados».

O acordo entre as duas tecnológicas, cujo valor não foi revelado, vai ainda aumentar a capacidade de inovação e terá como foco principal as áreas de sistemas de manutenção inteligentes, soluções de defesa e segurança interna, soluções de cuidados de saúde, serviços financeiros e gestão de energia. A equipa da Two Impulse e da Critical Software vão trabalhar em conjunto, mas serão autónomas já que as duas empresas se mantêm «independentes».