NotíciasTendências

CGI faz aposta estratégica em IA e vai investir mais de 900 milhões de euros

A multinacional quer desenvolver mais soluções de inteligência artificial - para isso, vai investir mil milhões de dólares, ao longo dos próximos três anos.

CGI

A CGI prevê fazer um investimento de mil milhões de dólares (cerca de 943 milhões de euros), ao longo dos próximos três anos, para expandir os serviços e soluções de IA/IA generativa. Em declarações à businessIT, a empresa disse que, nos seus 47 anos de existência, tem assistido a «avanços tecnológicos significativos» e que a IA generativa é o «próximo salto nessa evolução».

A CGI salientou ainda qual vai ser o foco em relação a esta tecnologia: «A nossa estratégia baseia-se na utilização ética e responsável de um ecossistema de IA, reforçada por uma supervisão humana especializada para garantir a qualidade, a segurança e a equidade».

Desta forma, os planos de investimento da CGI incluem a «expansão dos serviços de consultoria em IA, plataformas e aceleradores de fornecimento de utilização responsável/ética e integração da IA na propriedade intelectual».

Por outro lado, a aposta passa também pelo talento. Segundo a CGI, em declarações à businessIT, a empresa conta com «cinco mil especialistas em IA localizados em quinze países» e espera um «aumento continuado do total de peritos» na tecnologia decorrente do investimento anunciado, já que este passa também pela «formação, contratação e desenvolvimento de comunidades globais de interesse para acelerar a adopção da IA».

Apoiar os clientes
A tecnológica já está a implementar soluções de inteligência artificial em diversos clientes; uma fonte da empresa assegurou que as equipas da CGI estão a «trabalhar em conjunto com os clientes em vários projectos de IA end-to-end», ou seja, «desde a ingestão e modelação de dados, plataformas de dados na cloud, IA e MLOps até à ciência dos dados».

Além disso, a CGI alargou o âmbito do grupo de soluções e negócios globais para se centrar em «soluções inteligentes globais e na inovação», o que irá «acelerar a disponibilização das plataformas e tecnologias da empresa baseadas em IA».

Há ainda uma aposta na solução PulseAI, uma plataforma de hiperautomação, IA conversacional e motor de decisão que permite desbloquear o valor dos dados para aumentar a eficiência do negócio e a tomada de decisão. A plataforma inclui «mais de 35 modelos de IA pré-treinados» e fornece resultados «com uma taxa de precisão superior a 90%».

Esta plataforma proprietária, criada para se integrar com qualquer ferramenta de terceiros, está a ser amplamente usada na empresa – Dave Henderson, president global intelligent solutions and Innnovation da CGI, esclareceu de que forma é que isto está a ser feito: «Já integrámos o motor de decisão, a aprendizagem automática, o processamento de linguagem natural e outras capacidades de automação do PulseAI em muitos dos nossos produtos globais». O responsável revela, ainda, os próximos passos: «Parte do nosso futuro inclui planos para permitir que os clientes criem novos modelos no PulseAI utilizando os seus próprios dados».