NacionalNotícias

OutSystems anuncia novidades ligadas aos dados e monitorização das aplicações

A grande novidade é o Data Fabric, um sistema que liga diferentes bases de dados e que cria um repositório único na ODC a partir de uma variedade de fontes externas.

Foi no evento NextStep Exec 2023, realizado em Cascais, que o unicórnio de origem nacional anunciou os mais recentes desenvolvimentos ligados à sua plataforma de low-code, a OutSystems Developer Cloud (ODC).

Sílvia Rocha, VP of Engineering da OutSystems, explicou que desde o início da ODC que a preocupação foi «garantir que todos os programadores são capazes de ter uma infraestrutura nativa na nuvem e que são capazes de a usar independentemente das suas competências» e que «as equipas se concentram na conclusão dos negócios e não em lidar com questões de arquitectura».

A responsável destacou um dos principias desafios que as organizações têm e que a OutSystems quer resolver com a grande novidade apresentada: «Estamos cientes de que as empresas de todo o mundo se debatem com a gestão de dados e pelo facto de estarem dispersos em múltiplos sistemas. Sabemos que integrá-los numa aplicação comercial específica é uma tarefa muito difícil, mesmo para um programador experiente. Por isso, na OutSystems adoptámos uma abordagem inovadora a que chamamos Data Fabric».

A grande novidade é assim um sistema que liga diferentes bases de dados «em apenas alguns cliques e sem esforço» e que cria um repositório único a partir de uma variedade de fontes formando uma «nova camada de dados na ODC que pode ser usado pelas aplicações».

Isto irá possibilitar que os developers possam «construir soluções digitais ágeis que se adaptam às necessidades de mudança dos negócios» assim como ter melhores insights e tomar decisões mais rapidamente. E tudo isto é feito de forma segura já que «todas ligações entre a ODC e as base de dados externas são feitas através das mais modernas soluções de gateaway privadas», revelou Sílvia Rocha.

Para além do Data Fabric, a OutSystems tem também uma nova funcionalidade que permite aos clientes monitorizarem as aplicações para garantirem a sua «fiabilidade» e «detectarem quando algo está a ficar desequilibrado» e vai originar erros e problemas. Esta opção quer simplificar o acesso à informação sobre o desempenho e o objectivo é claro: «melhorar a qualidade das aplicações e com isso a experiência do utilizador». A empresa criou um dashboard com informações codificadas por cores, taxas de erro, tempos de consulta e de resposta que permite monitorizar a saúde e performance das soluções construídas através da OutSystems Developer Cloud.