NacionalNotícias

Católica lidera projecto europeu de inovação e deep tech para diminuir o desperdício agroalimentar

A longo prazo, o objectivo do DIP4Agri é «tornar-se numa referência a nível europeu de apoio a startups de base científica e tecnológica na área agroalimentar».

UCP

O Centro de Biotecnologia e Quimica Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto vai liderar o projecto DIP4Agri que quer converter o problema do desperdício agroalimentar em oportunidades de negócio.

O projecto vai fornecer mentoria e formação de 60 horas para para apoiar e fomentar empreendedorismo e a inovação e promover o desenvolvimento de soluções para problemas da indústria, de ONG, de municípios e investidores no que concerne aos subprodutos e desperdícios agroalimentares, explorar a transferência de conhecimento e fomentar o networking.

A iniciativa consiste num programa de educação com base de deep tech, «onde se incluem as áreas de biotecnologia, tecnologias limpas, robótica, inteligência artificial e machine learning», e envolve um consórcio que integra a Aahrus University da Dinamarca; Wageningen University & Research da Holanda; as portuguesas Food4Sustainability; Planicie Verde Sociedade Agricola Lda e BGI – Building Global Innovators; Cortijo Guadiana S (Espanha); Vereniging FME (Holanda) e ainda Food & Bio Cluster Denmark (Dinamarca).

A longo prazo, o objectivo do DIP4Agri é «tornar-se numa referência a nível europeu de apoio a startups de base científica e tecnológica na área agroalimentar».

O programa irá decorrer até Dezembro de 2023 e é financiado pela Iniciativa IES do EIT: Capacitação em Inovação para o Ensino Superior, cujo objectivo é o de aumentar a capacidade empreendedora e de inovação da Europa através da integração de deep techs.