O ‘Harnessing the value of generative AI: Top use cases across industries’ mostra que a quase totalidade dos gestores (96%) reconhece que a inteligência artificial generativa é actualmente um dos principais assuntos no topo das agendas e que 74% considera que os benefícios irão superar os riscos.
O estudo do Research Institute da Capgemini, que inquiriu mil empresas em 13 países, revela ainda que 21% dos entrevistados prevêem disrupções nos seus sectores de actividade, que 40% das empresas dos mais já criaram equipas e orçamentos destinados à adopção desta tecnologia e que 49% está a pensar fazê-lo nos próximos 12 meses.
As organizações indicam que as plataformas ou/e as ferramentas baseadas em IA generativa mais relevantes para as suas indústrias são as que destinam aos chatbots para automatizar o atendimento ao cliente e melhorar a gestão do conhecimento (83%), e as que se destinam a projectar, recolher ou sumarizar dados (75%).
A maioria dos gestores espera que a IA generativa aumente a eficiência (78%), permita a criação de produtos e serviços (76%) e oferecer experiências do cliente mais interactivas e envolventes (71%). Além disso, 67% dos líderes de negócio acredita que ter mais automatização e personalização irá melhorar o atendimento ao cliente.
A maioria (67%) dos gestores de todos os sectores de actividade considera que o maior potencial da IA generativa está associado à função de TI, seguido das vendas (54%) e do marketing & comunicação (48%). As empresas tecnológicas são as que mais adoptaram a inteligência artificial generativa com 86% dos inquiridos a indicar que já estão a usar essas ferramentas ou que estão a considerar fazê-lo brevemente.
No sector das tecnologias de ponta, os responsáveis entrevistados acreditam (84%) que a IA generativa irá ter um impacto global positivo e que entre os dois principais casos de uso dos projectos-piloto já a decorrer são nas áreas de modelação 3D e manutenção preditiva.
Os gestores inquiridos prevêem que três anos após a implementação bem-sucedida da IA generativa isso possa aumentar em 8% as vendas e reduzir os custos em 7%. Paralelamente, os estes líderes indicam que esperam uma melhoria de 9% tanto nos níveis de envolvimento e satisfação dos clientes, como na eficiência operacional.
O estudo também revela que 69% dos gestores acreditam que a IA generativa impulsionará o surgimento de novas profissões, como por exemplo auditores de IA e especialistas em deontologia de IA. Para 68% dos gestores a criação e a implementação das novas profissões relacionadas com a IA generativa, vai implicar um investimento maciço em formação contínua e transferência de competências.
Franck Greverie, Chief Portfolio Officer da Capgemini e Executive Board Member do Grupo, explica alguns cuidados que é necessário adoptar: «Embora a IA generativa possa trazer inúmeros benefícios para as empresas e para os seus colaboradores, será fundamental que se adopte uma abordagem centrada no ser humano, enquanto a tecnologia é adaptada a cada situação e são implementados o seu enquadramento e as regras de funcionamento necessárias. Só assim será possível manter os níveis de confiança no local de trabalho».