A Penha Longa, em Sintra, foi o local escolhido pela Aruba para realizar o Atmosphere´23 Portugal, que reuniu cerca de duzentos parceiros e clientes nacionais. José Tormo, regional director southern europe da HPE Aruba Networking, explicou que a tecnológica «evoluiu bastante desde que foi adquirida pela HPE, em 2015, e que hoje é uma empresa de redes e segurança».
O responsável explicou que a estratégia passa por três pilares: «Produtos e serviços; a plataforma HPE Aruba Networking Central e a área de network as a service (NaaS)». No primeiro caso, José Tormos revelou que a tecnológica é conhecida, essencialmente, por produtos de «Wi-Fi, switching, SD-WAN» e destacou que a empresa já vendeu «mais de 27,6 milhões de access points, desde 2003». O regional director esclareceu ainda que os «data centers» são uma das áreas de investimento da empresa, com «novos switches e funcionalidades», para simplificar a gestão dos centros de dados e ajudar os «clientes a reduzirem os custos». Outras das apostas na área de produtos e serviços é em P5G (redes 5G privadas) e em SASE. José Tormo salientou que este foi o «motivo da compra da italiana Athonet» e da «Axis Security», respectivamente. No caso da oferta de secure access service edge, o responsável realçou que a aquisição vai permitir à Aruba chegar a «líderes de mercado nos próximos anos».
José Tormo falou ainda da HPE Aruba Networking Central, a «plataforma unificada de gestão de todo o hardware da empresa», usada por «mais de duzentos mil clientes», que usa «inteligência artificial e machine learning para antecipar qualquer problema que estes venham a ter», além de «ajudar a resolver essas dificuldades». Por último, o responsável mencionou o portfólio de NaaS, através do qual a empresa tem as diversas soluções num modelo como serviços para todo o tipo de empresas.
A Aruba registou «receitas de mil milhões de euros no último trimestre e cresceu 25% ano-a-ano»; sobre o futuro, o regional director não tem dúvidas de que a empresa vai continuar numa trajectória ascendente: «Vamos crescer no core do negócio, isto é, nos segmentos de Wi-Fi, switching e SD-WAN, mas será em SASE que vamos investir fortemente, já que queremos ser líderes de mercado». Esta foi, aliás, a segunda menção a este facto, o que demonstra bem o foco e o objectivo claro que a Aruba tem a curto/médio prazo.
Aruba tem nova líder em Portugal
Sónia Casaca foi recentemente nomeada country manager da HPE Aruba Networking para Portugal e este foi o primeiro evento em que participou, neste cargo. A nova responsável pelo mercado nacional, que está na empresa há cerca de quatro anos, referiu o bom desempenho da Aruba no País e salientou a importância do canal: «Temos estado a crescer entre 24% a 30% nos últimos dois anos, graças aos nossos parceiros e clientes. As áreas de negócio em que mais temos crescido são SaaS, com 120%; os serviços, que aumentaram 22%; e os produtos, que cresceram 20%».
A responsável disse que, excluindo o segmento de PME, a empresa está presente em «mais de quinhentos clientes», tendo conseguido «sessenta novos clientes em 2002» e que, este ano, já conseguiu «mais de quarenta» – isto significa que o crescimento é «exponencial».
Sónia Casaca acrescentou que os parceiros são, hoje, «mais de cem e estão a crescer ao mesmo nível» da empresa, já que o negócio «aumentou 63%» desde 2020. Para acompanhar tudo isto, a equipa da Aruba em Portugal «duplicou nos últimos anos» e tem agora «mais accounts e profissionais ligados ao canal», concluiu a responsável.