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Quasetudo anuncia aplicação que liga o software hoteleiro ao ERP para facilitar a gestão

A empresa portuguesa de serviços de contabilidade e informática lançou o ISALI. Esta solução integra, de forma directa, informações de vendas na contabilidade, para facilitar a gestão financeira dos hotéis.

A Quasetudo desenvolveu o ISALI (interface systems & accounts for lodging industry), uma solução que funciona como uma interface entre o software Host Hotel Systems e o ERP Cegid Primavera – o objectivo é melhorar a gestão hoteleira. Ricardo Silva, director-geral da empresa, explica por que motivo foi criada esta aplicação: «Identificámos uma lacuna na área da hotelaria relativa à consolidação eficiente da informação financeira dos sistemas de facturação. Com o lançamento da versão 10 do software Primavera, decidimos que seria o momento oportuno para desenvolver a nossa própria solução de integração de receitas e pagamentos».

O ISALI, que resulta da palavra ‘easily’ (‘facilmente’, em inglês) e de USALI (uniform system of accounts for the lodging industry), permite importar receitas, tesouraria, facturas e recibos a partir do sistema operativo hoteleiro, complementar a informação e integrar esses documentos no software contabilístico. O objectivo é que os profissionais do ramo «obtenham dados detalhados das vendas e criem relatórios de análise de desempenho do hotel, por departamentos operacionais», salienta Ricardo Silva.

Fácil e com diversas vantagens
A contabilidade de gestão é uma ferramenta «crucial para garantir o sucesso e a competitividade no sector hoteleiro actual», destaca o director-geral. O ISALI é, por isso, dirigido a profissionais do sector hoteleiro, em especial a «proprietários, administradores, directores e responsáveis financeiros». A utilização do novo software da Quasetudo tem diversos benefícios; entre estes, permite que os gestores hoteleiros tenham «acesso rápido a todas as informações financeiras», o que lhes permite «avaliar o desempenho de diferentes departamentos e tomar decisões estratégicas com base na análise integrada de resultados (rendimentos e gastos)», diz Ricardo Silva.

O director-geral deu um exemplo do fecho do mês, momento que se torna «muito mais prático e intuitivo, repercutindo-se semestralmente e anualmente». Isto faz com que a apresentação de resultados seja «mais rápida» e que «qualquer necessidade de alteração seja aplicada com mais celeridade, para chegar ao «resultado que se pretende».

Sobre o impacto desta aplicação no desempenho da Quasetudo, o responsável indica que em 2023, com a implementação da ISALI e o desenvolvimento de outras soluções para a hotelaria, a empresa «prevê superar o montante de 500 mil euros de facturação anual» – no ano anterior, o volume de negócios foi de cerca 440 mil euros.

Segundo Ricardo Silva, o ISALI é usado por «hotéis de 4 e 5 estrelas, tanto em Portugal Continental como nos Açores»: é o caso do «Grand House Algarve, do Surfers Lodge Peniche e do Ride Surf Resort».