O Summit contou com a abertura de Bob Bailkoski (CEO do Grupo Logicalis), e acabou por proporcionar um espaço único para a obtenção de insights, conhecimento prático e inspiração por parte de líderes da indústria do IT. Bob referiu que: “Hoje em dia, ter operações sustentáveis não está apenas relacionado com a reputação das organizações. Trata-se sim de ter negócios mais eficientes, responsáveis e preparados para inovar. E à medida que a sustentabilidade for tendo uma maior importância nas agendas empresariais, os CIOs serão uma figura fundamental para essa mudança”.
Seguiu-se uma Keynote por Bjoern Stengel (Global Sustainability Research Lead da IDC), que falou sobre o papel crucial do IT na jornada de transformação sustentável das organizações. Bjoern indicou inclusive que os CIO’s estão atualmente em terceiro lugar no ranking de responsabilidades no que concerne à propulsão da mudança no seio das organizações; e que estas deverão suportar-se em parceiros MSP’s especializados para ajudar na consecução dos seus objetivos de ESG, quer seja nas perspectivas de gestão de risco, compliance e de conhecimento específico.
Após a intervenção do líder da IDC, Charissa Jaganath (Head of Responsible Business da Logicalis) reforçou que a jornada de sustentabilidade das organizações, quando efetuada corretamente, não só fomenta a competitividade no negócio, mas reflete um incremento do valor partilhado da empresa. Charissa liderou ainda um industry panel sobre o papel que a tecnologia tem nesta década decisiva para a ação climática, e no qual Denise Lee (VP Sustainability Engineering Office da Cisco) indicou ser cada vez mais importante que o IT integre de início as discussões sobre esta temática, pois as tecnologias já existem, basta que se planeie e avance com a operacionalização.
Para finalizar o evento, Toby Alcock (CTO do Grupo Logicalis) moderou um painel de CIO’s clientes da Logicalis a nível global, que partilharam as suas experiências e best practices.
Neste contexto, Gonçalo Oliveira (CIO do Grupo Pestana) relatou a importância das organizações estarem cada vez mais despertas para o tema da sustentabilidade, e da necessidade de medirem o impacto total que estas iniciativas têm no negócio. O CIO corroborou que o ESG veio para ficar e que por vezes mais vale investir mais nos projetos transformacionais logo de início, garantindo que a tecnologia correta é implementada, colhendo depois os proveitos ao longo do tempo. Gonçalo expressou ainda a vantagem que é trabalhar com um IT Services Provider global como a Logicalis, através do qual é possível fazer a alavancagem de cases e conhecimento inovadores, bem como ter um parceiro que ajuda a avançar a agenda da transformação sustentável.
➡️ Se não teve oportunidade de assistir ao Logicalis CIO Summit em direto, ou se o quer rever, acompanhe tudo nestes vídeos on demand: www.logicalis.com/cio-summit-ondemand
➡️ Para saber como podemos ajudar a sua organização a desenvolver o percurso digital para um futuro sustentável, fale connosco: [email protected]