NacionalNotícias

Bosch, Universidade do Porto e INL fazem parceria com foco na inovação e na inteligência artificial

O Sensitive Industry é um projecto que visa o desenvolvimento de soluções para melhorar eficiência, qualidade e custo de produção com recurso a tecnologias de inteligência artificial dentro da fábrica.

A Bosch, a Universidade do Porto (U.Porto) e o International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL) assinaram um acordo na área da indústria 4.0 e AIoT (artificial intelligence of things).

O Sensitive Industry é um projecto de inovação que visa o desenvolvimento de soluções para melhorar eficiência, qualidade e custo de produção com recurso a tecnologias de inteligência artificial dentro da fábrica e corresponde a um investimento de cerca de 10 milhões de euros, até 2025, suportado por fundos nacionais com o apoio do COMPETE 2020.

A iniciativa vai integrar cerca de 70 profissionais altamente qualificados, entre engenheiros e investigadores, que irão contribuir para a criação de conhecimento e de ferramentas inovadoras a partir de Portugal com elevado impacto para a indústria em todo o mundo.

António Pereira, administrador da Bosch em Ovar, explica que «a parceria é mais um exemplo da aposta da Bosch nas relações com a academia e o INL, como forma de contribuir para a inovação e competitividade do país».

A Bosch considera que o «futuro das fábricas passa pela conectividade e pela inteligência artificial» e o Sensitive Industry vai permitir encontrar sistemas para ajudar à digitalização da indústria através da “recolha e análise de dados de produção e logística com câmaras e outros sensores de inteligência artificial aplicada ao IoT de forma a minimizar desperdícios e optimizar recursos”.

O INL terá a seu cargo toda a parte de nanotecnologia e Paulo Freitas, director do laboratório, salienta que vão «investigar e desenvolver novos sensores inteligentes, aliados a algoritmos de computação e de fusão sensorial para integrar dispositivos compactos de captura de imagem e profundidade autocalibráveis. Estes novos dispositivos multifuncionais permitirão uma digitalização mais fidedigna e robusta de parâmetros operacionais com versatilidade para diferentes cenários industriais».

O responsável da Bosch releva ainda que o se espera do projecto: «Tecnologias com impacto na indústria tanto a nível de eficiência como custo e qualidade de produção, fazendo uso dos nossos produtos, nomeadamente câmaras e vídeo».