InternacionalNotícias

AWS investe 100 milhões de dólares em centro de inovação de IA generativa

A Highspot, a Lonely Planet, a Ryanair e a Twilio são as empresas que já estão a trabalhar com Amazon para explorar o desenvolvimento de soluções com recurso a esta tecnologia.

Rawpixel/Freepik

A Amazon Web Services lançou o o AWS Generative AI Innovation Center através do qual os seus profissionais vão apoiar «os clientes a construir e implementar soluções de inteligência artificial generativa». A empresa vai investir 100 milhões de dólares (cerca de 92 milhões de euros) no programa que resulta de mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias de IA.

A equipa de estratégia, especialistas de dados, engenheiros e arquitectos de soluções do centro de inovação vão criar soluções personalizadas que aproveitem o potencial da IA generativa. A tecnológica vai ter workshops e formação gratuitos e ajudar os clientes «a conceber e a definir os contextos dos casos de utilização com maior potencial de criar mais valor para as suas empresas» e optimizar as operações para reduzir os custos.

Através do programa, a AWS vai ainda fornecer estratégias, ferramentas e assistência, entre os quais o Amazon CodeWhisperer, um parceiro de codificação alimentado por IA, o Amazon Bedrock, um serviço totalmente auto gerido que torna os modelos fundamentais da AI21 Labs, Anthropic e Stability AI acessíveis através de um API.

Matt Garman, Senior Vice President of Sales, Marketing, and Global Services da AWS, explica a estratégia deste investimento: «O Generative AI Innovation Center faz parte do nosso objectivo de ajudar todas as organizações a tirar partido da IA, disponibilizando serviços flexíveis e económicos para as empresas. Assim, juntamente com o apoio da nossa equipa de especialistas, os nossos clientes, podem tirar partido de tudo o que esta nova tecnologia tem para oferecer».

A Highspot, a Lonely Planet, a Ryanair e a Twilio são as empresas que já estão a trabalhar com o centro de inovação da AWS para explorar o desenvolvimento de soluções de IA generativa.