Reportagem

Snowflake quer ajudar as empresas a tirarem mais partido dos dados

A empresa organizou um evento, onde a business IT esteve em exclusivo, para mostrar como está a ajudar as organizações a removerem os silos, partilharem informação e serem mais orientadas por dados.

A iniciativa ‘Data for Breakfast’ da empresa norte-americana reúne clientes, potenciais utilizadores e parceiros para mostrar a sua solução de dados na nuvem e acontece em todo o mundo. No evento nacional, Jose Moreno, enterprise account executive da Snowflake, explicou por que motivo a plataforma da empresa é diferente do que existe no mercado: «A Data Cloud é uma rede que liga todos os dados, todas as aplicações e serviços que importam para o negócio. É uma plataforma SaaS onde se pode utilizar todo o tipo de dados, independentemente do tipo e do tamanho, correr workloads simultaneamente no mesmo armazenamento e colaborar em segurança para ter melhores insights de negócio».

O responsável destacou ainda que a solução da Snowflake é «auto-gerida, programável, tem os mais altos níveis de governance e um marketplace», onde os «utilizadores podem encontrar conjuntos de dados, aplicações e vender os seus próprios conjuntos de dados».

Segundo Jose Maria Alonso, country manager Espanha & Portugal da empresa, os clientes utilizam o Snowflake para «unir dados e remover os silos, descobrir e partilhar dados com segurança e executar diversas cargas de trabalho analíticas».

Jose Moreno salientou ainda o facto de que, «à medida que mais clientes têm acesso à plataforma, mais dados são carregados, o que aumenta o potencial de colaboração com parceiros, clientes e fornecedores» e de essa ser a grande mais-valia da Snowflake: «É aqui que vemos o valor do Data Cloud, no facto de se criar um efeito de rede entre muitas empresas da mesma indústria que colaboram entre si para criarem uses cases».

No Data for Breakfast, as portuguesas Outsystems e Profimetrics partilharam as suas experiências de utilização da plataforma da Snowflake.

Aposta no mercado nacional
A operação da Snowflake em Portugal teve início «em 2019», em simultâneo com Espanha e «tem crescido constantemente desde então», revelou Jose Maria Alonso. O responsável salientou que a Snowflake «cresceu vinte vezes desde o seu lançamento» no país vizinho e que espera que este cenário de crescimento e sucesso «também se verifique em Portugal». Para já, o balanço da presença no mercado nacional é positivo: «Estamos a verificar uma grande tracção de clientes. Muitas empresas portuguesas estão em processo de adopção de cloud e a redesenhar a transformação de negócios baseada em cloud. Estamos com os clientes em cada etapa dessa jornada e ajudamo-los nas suas tarefas de transformação digital. Contar com cerca de oito mil clientes em todo o mundo coloca-nos numa excelente posição para disponibilizar a nossa tecnologia e a nossa experiência às empresas portuguesas para maximizar o valor dos seus dados».

Além disso, os actuais clientes «estão a perceber o poder de utilizar o Data Cloud e a mostrar a outras empresas locais o que pode ser alcançado com uma plataforma de dados em cloud eficaz», acrescentou o country manager.

Já a estratégia passa por «colocar os clientes em primeiro lugar» e, para isso, a empresa, fundada em 2012, tem «uma visão disruptiva do mundo de análise de dados e da colaboração de dados». A aposta está em «ajudar as empresas a desenvolver facilmente aplicações voltadas para o cliente final» e «ter relações de proximidade» com todos os parceiros. Em Portugal, a Snowflake tem foco «principalmente em sectores como retalho, consume packaged goods, saúde e ciências vivas, bem como tecnologia», referiu ainda Jose Maria Alonso.