Empreendedorismo

LUGGit e Fidufoods são as vencedoras do Prémios EmpreendeXXI

A iniciativa promovida pelo BPI e pela DayOne em parceria com a ANI visa impulsionar o empreendedorismo e reconhecer o trabalho das empresas mais inovadoras. 

Os Prémios EmpreendeXXI (PEXXI) anunciaram as startups vencedoras da 6ª edição nacional em que a LUGGit ganhou a iniciativa dedicada ao Norte e Fidufoods a do Sul e Ilhas.

A LUGGit, de Ílhavo, criou uma plataforma móvel que disponibiliza um serviço de recolha, armazenamento e entrega de bagagem em tempo-real e a FiduFoods, de Setúbal, desenvolveu, produz e comercializa alimentos seguros para consumidores com alergias ou intolerâncias.

A iniciativa promovida pelo BPI e pela DayOne em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI) visa impulsionar o empreendedorismo e reconhecer o trabalho das empresas mais inovadoras e que dão resposta aos principais desafios da sociedade.

As duas startups vão receber um prémio monetário de 6 mil euros, acesso a um programa de formação internacional em Silicon Valley e mentoring especializado. Os PEXXI pretendem assim acelerar o processo de crescimento e expansão global destas empresas.

A ANI distinguiu ainda a startup de realidade aumentada KIT-AR, através do programa Born from Knowledge (BfK).

Os Prémios EmpreendeXXI foram lançados em Espanha pelo CaixaBank, através da DayOne, e chegaram a Portugal em 2017 com a ajuda do BPI. A 16ª edição global recebeu 1135 candidaturas a nível ibérico, das quais 148 portuguesas: 57 de Lisboa, Sul e Ilhas e 91 do Norte e Centro.

Os PEXXI decorrem em Portugal e em Espanha, em simultâneo, e há ainda categorias sectoriais aos quais concorrem as candidatas de ambos os paíes em seis desafios segmentados: CidadeXXI (cidades inteligentes), ViveXXI (dedicado ao sector hoteleiro, restauração, turismo e lazer), SementeXXI ( inovação no sector agroalimentar), PlanetaXXI (sustentabilidade ambiental), SilverXXI (assegurar o envelhecimento activo e uma vida longa e saudável através da tecnologia), BancaXXI (um novo modelo bancário mais próximo do cliente).

As vencedoras de cada um destes desafios, que serão anunciados no final do mês, recebem um prémio monetário de 20 mil euros. Serão atribuídos ainda dois prémios especiais, um dedicado ao impacto social e outro de deep tech de 10 mil euros cada.

Além disso, vão participar no programa de formação Moonshot Thinking for Entrepreneurs concebido para startups com elevado potencial de crescimento ministrado pela ESADE e por especialistas de Silicon Valley.