NacionalNotícias

Vodafone, Capgemini e Ericsson juntam-se num consórcio para ajudar empresas a desenvolver produtos 5G

Para dar esta oportunidade às empresas nacionais, a Vodafone vai disponibilizar dois centros de testes: um móvel e outro em Lisboa.

Freepik

Foi hoje anunciado um novo consórcio de inovação em Portugal, criado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, que junta três empresas de tecnologia: Vodafone, Capgemini e Ericsson. A ideia é «ajudar empresas a testar e desenvolver produtos para o 5G».

Para dar esta oportunidade às empresas nacionais, a Vodafone vai disponibilizar dois centros de testes. Um deles ficará em Lisboa, na sede da operadora; o outro, tem um conceito móvel: Boost Lab.

O Boost Lab foi criado com a missão de levar às empresas «ferramentas de teste e certificação necessárias, para aplicação em ambiente real» e está integrado na Rede Nacional de Test Beds, uma plataforma concebida para «aumentar o número de pilotos de produto comercialmente viáveis e, através da partilha de experiências, estimular a transição digital das PME».

Em concreto, o Boost Lab vai apoiar o «percurso de uma variedade de produtos e serviços-piloto», desde a concepção até à chegada ao mercado; as áreas-alvo são a ‘Saúde Digital’, ‘Media/Entretenimento’ e o ‘Futuro da Mobilidade’.

Ambos vão disponibilizar os «recursos necessários para que as empresas (em especial, PME e startups), possam desenvolver, experimentar, testar e validar produtos e serviços inovadores, assentes no 5G e nas próximas gerações de redes de comunicações, contribuindo para aumentar o nível de preparação tecnológica, apoiando a entrada no mercado daqueles produtos e serviços», diz a operadora.

Neste novo projecto, somamos o nosso know-how de trinta anos e a nossa experiência no 5G às reconhecidas competências da Ericsson e da Capgemini. É o melhor contributo que podemos dar ao Portugal do futuro» diz Mário Vaz.

Esta foi a última iniciativa encabeçada pelo CEO da Vodafone Portugal, que a partir de 1 de Abril assume os destinos da operação espanhola. O sucessor é Luis Lopes.