Empreendedorismo

Inscrições para o EIT Digital Venture Program estão abertas

A iniciativa tem como objectivo ajudar novos projectos inovadores na área da tecnologia digital a passar da fase de protótipo à fase de investimento em menos de um ano.

jannoon028/Freepik

O programa EIT Digital Venture Program, que já apoiou mais de 120 startups nos últimos seis anos, tem candidaturas abertas até 16 de Abril.

A iniciativa é destinado a empreendedores dos países Bálticos e do leste e sul da Europa, incluindo Portugal onde tem o apoio da apoio da Building Global Innovators (BGI), e consiste num programa intensivo de pré-aceleração com a duração de oito semanas.

O EIT Digital Venture Program, que tem como objectivo ajudar novos projectos inovadores na área da tecnologia digital a passar da fase de protótipo à fase de investimento em menos de um ano, oferece mentoria e formação sobre como desenvolver um MVP, estabelecer uma entidade legal e angariar fundos com investidores.

Além disso, há ainda eventos em que as startups têm oportunidade de validar as suas soluções junto de investidores, potenciais clientes e especialistas da comunidade de tecnologia e empreendedorismo.

Os projectos seleccionados têm acesso a cinco mil euros iniciais e poderão conseguir mais dez mil euros se «concluírem o programa e incorporarem a sua empresa no período estabelecido». Os dez primeiros a encontrarem um investidor e angariarem financiamento até o final de Novembro de 2023, no valor mínimo de 50 mil euros, terão direito a um prémio adicional de dez mil euros. As startups podem assim conseguir um apoio máximo do EIT Digital de 25 mil euros.

Mirko Tadic, responsável do programa, explica que esta «6ª edição do EIT é uma oportunidade comprovada para as equipas empreendedoras que desejam iniciar as suas startups de deep-tech e fazer parte do maior ecossistema de inovação digital da Europa».