Empreendedorismo

Fundação Repsol procura startups com soluções inovadoras para o sector da energia

O programa de aceleração selecciona entre cinco a sete empresas na fase pré-comercial para lhes dar o «impulso que necessitam para se converterem num projecto real no mercado».

Freepik

A 12ª edição do programa Fundo de Empreendedores da Fundação Repsol tem candidaturas abertas até dia 10 de Março. O processo de aceleração, que terá início em Outubro, pretende apoiar startups tecnológicas que desenvolvam soluções inovadoras nos domínios da transição energética e redução da pegada de carbono, das tecnologias de baixas emissões, da economia circular e da digitalização da indústria energética.

O fundo selecciona entre cinco a sete empresas na fase pré-comercial para lhes dar o «impulso que necessitam para se converterem num projecto real no mercado, o mais rápido possível». Estas startups recebem entre 60 mil a 100 mil euros num ano, aconselhamento de uma equipa de mentores especializados no sector energético, entre os quais da Repsol Technology Lab, e têm a oportunidade de realizar testes-piloto nas instalações da Repsol.

Segundo a Repsol, o que diferencia este programa de outros é «a combinação entre o apoio para a realização de testes-piloto em condições de operação reais e o acesso a um ecossistema de investimento, com medidas que completam o processo de aceleração das startups».

Desde a sua criação em 2011, o Fundo de Empreendedores já permitiu acelerar mais de 70 startups, das quais quatro eram nacionais; desenvolver mais de 850 protótipos; registar cerca de 230 patentes e criar 500 novos empregos, 25 dos quais em Portugal.