InternacionalNotícias

Microsoft aposta na soberania de dados e implementa solução de localização na Europa

A novidade vai permitir aos clientes e ao sector público na UE e na EFTA ter os seus dados processados e armazenados na região.

starline / Freepik

A Microsoft anunciou que a partir de dia 1 de Janeiro de 2023 vai dar início a uma implementação faseada do ‘Plano de Limitação de Dados no espaço da União Europeia para a Microsoft Cloud’ (EU Data Boundary for the Microsoft Cloud) para garantir a soberania digital dos dados nos serviços Microsoft 365, Azure, Power Platform, e Dynamics 365.

Os serviços de cloud da Microsoft já cumprem ou excedem os requisitos da União Europeia e o novo plano, originalmente anunciado em Maio, vai permitir aos clientes e ao sector público na UE e na EFTA ter os seus dados processados e armazenados na região.

A etapa inicial da solução de localização dos dados foi anunciada por Julie Brill, CVP de Privacy and Regulatory Affairs da Microsoft, e Erin Chapple, CVP de Azure Core Product and Design da Microsoft, no blog da empresa que explicaram que a tecnológica «continua empenhada em apoiar as necessidades digitais europeias e que adoptou os cinco Princípios da Cloud Europeia nos seus negócios cloud em toda a Europa».

Os responsáveis salientam ainda que para garantir o armazenamento e processamento de dados dentro do espaço da UE, a Microsoft está «a construir dat centers em mais de 17 regiões na Europa» e que «nos últimos dois anos foram feitos investimentos superiores a 12 mil milhões de dólares (cerca de 11,3 mil milhões de euros».

Na primeira fase, a empresa vai publicar «documentação detalhada sobre os nossos compromissos ao nivel fronteiriço e sobre transparência em inglês» que depois será também disponibilizada em outras línguas aactualizada à medida que a Microsoft for implementando novas etapas. Estes documentos vão incluir«detalhes sobre serviços que possam continuar a exigir transferências limitadas de dados de clientes para fora da UE para manter a segurança e fiabilidade do serviço».

Nas próximas fases do ‘Plano de Limitação de Dados’, a Microsoft vai incluir o armazenamento e processamento de categorias adicionais de dados pessoais, incluindo dados fornecidos para receber apoio técnico.