Empreendedorismo

Lisboa, Porto e Braga são as três melhores cidades nacionais para criar uma startup

A nível mundial, Portugal é o 28.º país mais propício ao desenvolvimento de uma startup.

Aayush Gupta - SquareLab - Angela Compagnone/Unsplash

De acordo com o estudo Global Startup Ecosystem Map da startup Blink, partilhado pelo site comparador serviços financeiros HelloSafe, Lisboa é, sem surpresas, a melhor cidade nacional para criar uma empresa.

No pódio, Lisboa tem a companhia de Porto (2.º) e Braga (3.º); o ranking nacional, criado pela Blink (que tem como missão melhorar a relação dos nómadas digitais com os espaços de trabalho), fecha com Leiria, no sétimo lugar.

Para criar este ranking, foram usados três critérios: «Quantidade, qualidade e ambiente de negócios», tendo em conta, por exemplo, o número de espaços de coworking existentes e startups apoiadas por incubadoras em cada cidade, assim como a quantidade de patentes per capita.

©Blink
©Blink | Lisboa está muito atrás no top 20 europeu das melhores cidades para criar startups.

A nível mundial, Lisboa está no top 100, embora num lugar muito em baixo: 83.ª posição. Aqui, as melhores cidades são São Francisco, Nova Iorque (ambas nos EUA) e Londres (Inglaterra). No top 20 da Europa, a capital fica também mal calssificada, em 17.º, apenas à frente de Kiev (Ucrânia), Edimburgo (Escócia) e Bucareste (Roménia).

Já Portugal é o 28.º país, em termos globais, mais propício ao desenvolvimento de uma startup, «à frente de países como «Emirados Árabes Unidos, Brasil e Taiwan»; no top 20 europeu, segue-se a tendência de Lisboa, com uma classificação muito modesta: 16.º lugar, atrás de Lituânia e Estónia, por exemplo.

De acordo com o Global Startup Ecosystem Map, Portugal tem «cerca de 332 startups», com destaque para OutSystems e TalkDesk (de nível ‘unicórnio’), assim como a Web Summit (classificada como ‘panteão’). Os estudo completo com os números relativos a Portugal pode ser visto aqui.