Em Foco

O Papel da Blockchain na Segurança das Transações Financeiras

Saiba o que é a blockchain e quais os seus benefícios em contextos financeiros como a conversão de moeda ou o pedido de crédito.

Blockchain

A segurança das transações financeiras tem sido um ponto de foco da maioria das instituições. Com o crescente apelo das transações digitais e um aumento do número de consumidores a interagir com produtos financeiros, aumentou também a insegurança e a incerteza.

A forma tradicional de registar as transacções, bem como de assegurar o cumprimento de condições contratuais e garantir a segurança de todas as partes, parece estar a ser insuficiente para todas as alterações que ocorreram no mundo financeiro nos últimos anos.

Vista como uma das mais promissoras tecnologias digitais emergentes, a blockchain tem potencial para revolucionar por completo a forma como lidamos com as transações financeiras, trazendo mais segurança e transparência – tanto para as entidades financeiras como para os consumidores.

O que é a Tecnologia Blockchain?

A tecnologia blockchain consiste num banco de dados interligados numa cadeira, sem possibilidade de excluir ou modificar a cadeira sem o consenso da rede. Isto significa que qualquer transação realizada no âmbito da tecnologia blockchain ficará registada de forma imutável.

A base de dados blockchain funciona por “blocos”, ou seja, cada conjunto de registos constitui um bloco. Estes são adicionados à rede de forma linear e cronológica e não podem ser alterados. As informações de cada bloco são criptografadas e impossíveis de ler por terceiros.

Também conhecida como “o protocolo da confiança”, esta tecnologia visa a descentralização como medida de segurança e funciona de forma pública, compartilhada e universal, com o objetivo de gerar confiança na comunicação direta entre duas partes, sem ser necessário um intermediário.

Embora ainda longe de ser amplamente adotada, esta tecnologia já tem aplicações reais. Algumas empresas já trabalham com sistemas privados de blockchain, onde apenas as pessoas autorizadas podem aceder à forma como as informações são escritas (ainda que com impossibilidade de as alterar).

A Tecnologia Blockchain nas Transações Financeiras

As características da tecnologia blockchain são apelativas para diversos setores, incluindo o financeiro. São estas características que estão na base da criação das moedas digitais (como a Bitcoin), a aplicação mais popular da tecnologia. O conceito de criptomoeda está intrinsecamente ligado ao conceito de blockchain: uma criptomoeda é um meio de troca descentralizado que dispensa os intermediários para as suas transações.

Muito se tem falado em criptomoedas, ultimamente, quer seja pelo seu potencial, quer seja pela volatilidade do mercado. No entanto, a blockchain traz outras aplicações, no setor financeiro, que não se resumem apenas às criptomoedas.

Alguns bancos já aplicam a tecnologia blockchain para assegurar um maior nível de confiança nas transações financeiras, especialmente as transações internacionais e as negociações de contratos. Alguns bancos usam a blockchain para tornar os câmbios de moeda mais rápidos e proporcionar uma maior transparência relativamente às taxas de câmbio, enquanto que outros a usam nas negociações de fundos e produtos de investimento.

Num futuro próximo, é também possível que a tecnologia blockchain seja usada no âmbito do crédito, quer seja através de uma maior segurança e transparência contratual para ambas as partes, quer seja através da otimização do processo. No crédito pessoal, por exemplo, a tecnologia blockchain pode acelerar a avaliação de risco do cliente, permitindo que o processo seja concluído em apenas alguns minutos. Assim, os pedidos de empréstimos urgentes para hoje terão a sua aprovação quase imediata.

No contexto do crédito, a tecnologia blockchain oferece não só maior confiança às entidades financeiras e aos indivíduos, mas também a garantia de que o processo de avaliação do perfil do cliente é feito de forma menos ambígua e mais transparente. Numa avaliação de crédito “descentralizada”, o processo de análise do pedido é feito por inteligência artificial, na blockchain, sem intermédio de nenhum indivíduo ou entidade.

O Futuro da Blockchain na Indústria Financeira

Ainda num estado embrionário, a blockchain já apresenta inúmeros benefícios, quer para as entidades financeiras, quer para os consumidores. Da criptomoeda à avaliação de crédito, esta tecnologia promete trazer mais transparência e eficiência ao mundo financeiro.

Para que a evolução aconteça, é necessário que governos, entidades reguladoras e empresas se unam, trabalhando para regular, implementar e transformar a blockchain na tecnologia amplamente utilizada para levar a cabo transações financeiras.