Empreendedorismo

CTT investem na KIT-AR e Sensefinity através do fundo TechTree

O fundo lançado pela empresa de correios nacional e gerido pela Iberis Capital tem uma dotação de 5 milhões de euros.

Ricardo Oliveira Alves Architectural Photography - fotografia de arquitetura White Way - CTT Relatório Integrado 2019

Os CTT anunciaram que através do seu fundo TechTree investiram nas startups KIT-AR e Sensefinity, mas o valor concreto do financiamento não foi divulgado.

A KIT-AR desenvolveu uma plataforma que reduz erros de produção na indústria, usando realidade aumentada e inteligência artificial para melhorar a eficiência dos trabalhadores no chão de fábrica. Já a Sensefinity está a criar uma solução de Internet of Things focada em fornecer métricas de mercadoria e bens críticos em tempo real às empresas, para que estas possam ter uma visibilidade da sua cadeia de fornecimento.

O TechTree visa investir em startups (seed, series A e growth) e pequenas e médias empresas, privilegiando a actuação em setores alinhados com as prioridades dos CTT, nomeadamente e-commerce, operações & logística, comunicações, fintech, retalho e publicidade. O fundo lançado pela empresa de correios nacional e gerido pela Iberis Capital tem uma dotação de 5 milhões de euros.

João Bento, CEO da empresa nacional, explica que «o investimento nestas duas promissoras startups concretiza o propósito de criação do fundo TechTree. A KIT-AR e a Sensefinity podem contribuir para uma maior eficiência na actividade dos CTT e é com grande satisfação que estamos já a trabalhar com as duas empresas».

O responsável revela que ainda que «vão continuar a procurar investimentos em startups, reforçando o contributo que os CTT têm dado ao desenvolvimento da economia nacional, reforçando a estratégia de liderança na promoção da digitalização e do comércio electrónico das empresas portuguesas».

A operacionalização e acompanhamento dos dois investimentos agora realizados serão feitos pelo 1520 StartuProgram. Este programa da empresa nacional «desenvolve e apoia startups nacionais e contribui em simultâneo para o desenvolvimento do seu próprio ecossistema».