Empreendedorismo

Sound Particles consegue financiamento de 2,5 milhões para desenvolver novas tecnologias e abrir escritório nos EUA

A solução da startup nacional foi utilizada no áudio do filme Dune, que ganhou este ano o Óscar de 'Melhor Som'.

A Sound Particles anunciou que fechou uma ronda de financiamento seed no valor de 2,5 milhões de euros. O investimento foi liderada pela Indico Capital, a Iberis e o Fundo 200M, do Banco Português de Fomento.

Nuno Fonseca, fundador e CEO da startup de Leira explica que a ronda vai permitir «introduzir novos e inovadores desenvolvimentos tecnológicos, reforçar a sua presença no mercado internacional através de um novo escritório em Los Angeles e promover o crescimento orgânico». Entre as novas tecnologias estão «um marketplace de sons», uma «experiência imersiva de som para auscultadores» e o «metaverso»

Stephan Morais, presidente da Indico Capital Partners, salienta que esta já não é a primeira vez que a empresa de venture capital investe na Sound Particles: «Foi a primeira startup em que a Indico investiu, numa ronda pre-seed de 400 mil euros em 2019. Estamos muito satisfeitos, enquanto primeiros investidores, por ver a empresa atingir os seus objectivos e a desenvolver-se no mercado internacional, tendo não só uma tecnologia revolucionária, mas também uma equipa de gestão e desenvolvimento de produto robusta».

Além do financiamento, a startup deu mais uma novidade: Alex Hoye, que fez parte da Disney, juntou-se à Sound Particles como administrador não-executivo para apoiar o crescimento da empresa.

A solução da startup nacional tem sido utilizada no áudio em diversos filmes de Hollywood e, este ano, o filme Dune ganhou inclusive o Óscar de ‘Melhor Som’.