Não precisa de pôr de parte a publicidade pura e dura, mas deve sempre complementá-la com ações de merchandising mais interessantes para o consumidor moderno, e também mais subtis e por isso mais eficientes para promover uma marca dentro de uma excelente relação custo-benefício. Sim, porque mensagens que se fixam na mente das pessoas de forma natural são mensagens certeiras, capazes de alcançar os principais objetivos de marketing: expandir uma marca, melhorar a reputação, conquistar novos clientes, fidelizar os clientes que já foram conquistados e ganhar competitividade.
Só boas razões para continuar a ler e perceber se vale a pena investir nas novas tendências de merchandising, não é verdade?
Tendências de merchandising para esta primavera
Cada nova estação traz novas intenções de compra. Por isso, é natural que sempre que a primavera (ou verão, outono e inverno) se avizinha, a sua empresa sinta vontade de mudar e inovar. Pois, dê-lhe asas para voar! Mas asas eficientes que elevem a sua marca até ao mais alto patamar, onde vai conseguir despertar o desejo dos clientes. É que, ao contrário das estações do ano tão diferentes entre si, nas vendas há uma coisa que raramente muda: a decisão sobre que produto comprar, acontece no ponto de venda onde estão reunidos todos os elementos necessários à comparação e tomada de decisão. E é por esse motivo que o aconselhamos a investir em novas ações de merchandising dentro e fora da sua loja, que ajudem as pessoas a optar pelo seu produto ou serviço. Nomeadamente…
1. Merchandising Digital
Bem sabe que devido aos sucessivos confinamentos motivados pela pandemia, os consumidores começaram a valorizar o digital como plataforma de relacionamentos, e por isso as ações na Internet são uma das tendências de merchandising para esta primavera. Mas atenção que a publicidade através de links patrocinados, que tem por objetivo a venda direta, não é para aqui chamada! O que vai estar em alta no merchandising digital, é a menção subtil a um produto ou serviço, que pode ser feita, por exemplo, através de digital influencers em redes sociais ou da publicação constante de artigos de blog no site da empresa. O que importa é criar e desenvolver um canal de comunicação com o cliente e aumentar a interatividade a pouco e pouco, e ao longo de todo o funil de vendas, de modo a facilitar a tomada de decisão.
2. Merchandising Visual
Tem razão! Não é uma novidade, mas precisamente por isso, se ainda não investiu em Merchandising Visual para passar os valores da sua empresa, está na hora de o fazer! É complicado? Nem por isso! Mas atenção que uma montra toda catita não é suficiente. Tem de usar estratégias de marketing e comunicação para personalizar o ambiente e valorizar os seus produtos/serviços (ou a própria loja), e dessa forma começar a atrair mais clientes e estimulá-los a fechar uma compra. E isso significa que a decoração, mobiliário, música ambiente, cheiro, iluminação, sinalética, acessibilidade e até a farda dos colaboradores deve fazer parte de uma estratégia que siga as tendências de merchandising para tornar a experiência de compra prazerosa e fortalecer a imagem da marca.
3. Merchandising Verde
Não há como negar! A Covid-19 assolou a saúde pública, mas ao mesmo tempo deixou os consumidores mais conscientes, mais preocupados com a defesa do meio ambiente e mais decididos a comprar apenas a empresas verdes. Logo, deve aproveitar a tendência para implementar estratégias eco-friendly no seio da sua empresa e aumentar a sustentabilidade do negócio. E de seguida, deve mostrar aos consumidores o seu comprometimento com questões ambientais, através, por exemplo, da oferta de brindes promocionais ecológicos nos seus eventos: esferográficas ecológicas, lápis em bambu, porta-chaves em cortiça, sacos de compras em algodão, garrafas térmicas ou até carregadores wireless em fibra de palha de trigo e ABS! Independentemente da preferência, brindes produzidos com materiais amigos do ambiente e artigos que possam ser reutilizados, substituindo produtos descartáveis, servem para agradecer a preferência e ao mesmo tempo, para manter a (boa) imagem da sua empresa por mais tempo na mente dos utilizadores.
4. Merchandising Personalizado
Impossível falar em brindes promocionais para oferecer aos seus clientes e colaboradores, sem referir a personalização. Sim, porque nesta primavera e verão a personalização de artigos é uma das tendências de merchandising que não pode mesmo ignorar. Seja em reuniões, congressos, feiras, exposições, apresentações ou festas, lembre-se de personalizar os seus brindes publicitários para criar com os seus públicos uma relação de identificação. Uma fita para pescoço personalizada com o logo da sua empresa? Uma t-shirt personalizada com o slogan da marca? Uma pulseira com identificador de acesso para um evento, personalizada com o nome da firma? Uma esferográfica, um boné, um bloco de notas ou um saco em algodão para guardar todos estes brindes publicitários, porque não? O que interessa é escolher brindes úteis para os utilizadores e aproveitar a euforia do regresso aos eventos presenciais para oferecer artigos duráveis, com capacidade para ficarem por algum tempo nas mãos dos utilizadores, perpetuando a imagem da sua empresa e aumentando a notoriedade sem grande esforço financeiro.
Seguindo estas tendências de merchandising, consegue destacar o seu produto ou serviço, transformar a sua loja num ponto de relacionamento, consolidar os valores da sua marca e aumentar as vendas.