Empreendedorismo

Demium lança programa de aceleração para startups europeias em fase inicial

As empresas seleccionadas para o programa recebem 25 mil euros em convertible notes, ou seja, títulos de dívida conversíveis em participação societária do fundo de investimento da empresa espanhola.

A Demium anunciou que vai abrir um programa de aceleração nas sedes de Portugal e Espanha com participação aberta a startups nacionais e de outros países europeus.

O Acceleration Programme tem inscrições abertas até 23 de Janeiro e as startups para concorrerem têm de estar em early stage, terem empresa já constituída,  ter uma equipa de pelo menos dois co-fundadores e uma solução inovadora de base tecnológica.

As startups selecionadas podem conseguir um investimento de 100 mil euros com o fundo exclusivo da Demium e terão acesso a 25 mil euros de financiamento em convertible notes, ou seja, títulos de dívida conversíveis em participação societária do fundo de investimento da empresa espanhola.

Os candidatos vão passar por uma fase de preparação prévia e depois um comité de selecção escolherá as que  vão integrar o programa que terá com início em Fevereiro e que terá a duração de 10 semanas. O processo de aceleração será feito remotamente, com excepção dos primeiros dias e da semana anterior à apresentação do projecto ao comité de investimento.

Durante o programa,  os participantes vão contar com o acompanhamento de mentores especializados em marketing, growth hacking e produto e vendas para ajudar os empreendedores a escalar os seus projectos e chegarem a possibilidade de receber o financiamento final.

Monte Davis CEO da Demium, explica o programa de aceleração e porque motivo é diferenciador: «Encontramos startups já criadas em early stage às quais também podemos ajudar a preparar-se, procurar financiamento e a escalar. Trata-se de um programa único, porque – ao contrário de outros programas – oferecemos financiamento desde o início do programa, para que tenham verba suficiente para poderem realmente acelerar».

Já Diogo Patão, director de programas da Demium, salienta de que forma a novidade pode ajudar as empresas nacionais: «Somos testemunhas de que existe muito talento em Portugal. Acreditamos que esse potencial poderá ser ainda melhor aproveitado e orientado, que poderá levar ainda mais startups portuguesas a conseguir reconhecimento global, estando por isso confiantes no valor e importância do Programa de Aceleração que agora iniciamos».