NacionalNotícias

Microsoft une-se à FMUL para promover uso de realidade aumentada no ensino e na saúde

No âmbito da colaboração, o Centro Tecnológico Reynaldo dos Santos já está a utilizar três dispositivos HoloLens 2.

A Microsoft Portugal e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) assinaram um memorando de entendimento para o uso dos óculos HoloLens 2 da tecnológica no ensino, investigação e prestação de cuidados de saúde.

No âmbito desta parceria, o Centro Tecnológico Reynaldo dos Santos da FMUL já está a utilizar três dispositivos holográfico da Microsoft com realidade aumentada «em sistemas avançados de simulação, desenvolvimento de tecnologia de ensino, formação médica em ambientes imersivos e aplicação cirurgia experimental».

Além disso, a instituição de ensino está a usar inteligência artificial em «diagnósticos de precisão, análise e processamento de dados e dados clínicos sobre doenças neurológicas e cardiovasculares disponíveis para armazenamento e análise em cloud».

Fausto Pinto, director da FMUL, destaca a importância de colaborar com outras entidades: « A Microsoft representa um enorme parceiro e esperamos que seja o início de um trabalho conjunto a bem da formação, da educação, da medicina, da saúde»

Já a diretora geral da Microsoft Portugal, Paula Panarra, salienta o contributo da tecnologia para melhorar a saúde: «Este é daqueles projetos que nos fazem sorrir continuamente, ao permitir-nos colocar a tecnologia ao serviço das organizações. Neste caso, ao serviço não só da formação, mas de uma melhor saúde, bem como na capacidade de evolução do modelo formativo da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Este memorando de entendimento materializa a nossa missão».