EmpreendedorismoNacionalNotícias

Stratio recebe investimento de mais de 10 milhões de euros e vai reforçar aposta em I&D

Os veículos equipados com a tecnologia da startup nacional já transportaram 1,3 mil milhões de pessoas.

A Stratio, que desenvolveu uma plataforma de manutenção preditiva de frotas em tempo real, conseguiu levantar uma ronda se série A no valor de 10,56 milhões de euros ( 12 milhões de dólares). O investimento foi  liderado pela Forestay Capital e contou com a participação dos anteriores investidores Crane Venture Partners.

O investimento vai servir para acelerar a expansão internacional, aumentar a capacidade de I&D e duplicar a equipa até ao final de 2022. A startup nacional quer recrutar mais de 60 pessoas no próximo ano.

A solução da Stratio, que é baseada em inteligência artificial, «evita que centenas de milhares de avarias aconteçam todos os dias, poupando milhões de pessoas do incómodo de atrasos nos transportes públicos, entregas de mercadorias ou chegada tardia de bens essenciais», explica a startup.

Os fundadores Ricardo Margalho e Rui Sales explicam a mais-valia da empresa  e a estratégia para o futuro:  «Temos o produto mais disruptivo a nível mundial para a indústria dos transportes. Com este investimento queremos atrair engenheiros de diferentes áreas para continuar esse desenvolvimento, contribuindo assim para eliminar os tempos de paragens forçadas que afectam a economia global e a vida das pessoas a cada dia».

A receita recorrente anual da empresa (ARR) cresceu 2700% desde a ronda inicial de investimento, tendo a empresa investido uma média de 65% do seu orçamento em investigação e desenvolvimento nesse mesmo período. A Stratio quer «responder aos novos desafios tecnológicos do sector de transportes, incluindo ser a referência mundial de manutenção preditiva também ao nível de veículos eléctricos».

Os empreendedores alertam ainda os ganhos a nível da sustentabilidade: «Acreditamos que esta tecnologia estará em breve disponível para todos os veículos em todo o mundo e que permitirá um futuro sem paragens forçadas que irá mudar o transporte como o conhecemos, sem excluir o impacto ambiental positivo que geramos».

Actualmente, a plataforma da Stratio está implementada em 5 das 10 maiores empresas de transporte do mundo, tendo os veículos equipados com essa tecnologia transportado até hoje 1,3 mil milhões de pessoas.