NacionalNotícias

BI4ALL, Microsoft e NOVA IMS criam laboratório de business intelligence

O objectivo é desenvolver «actividades de carácter técnico-científico aplicadas a desafios do mundo real» com docentes, alunos e colaboradores das três entidades.

BI4ALL

A empresa nacional de serviços de data analytics e inteligência artificial e a Microsdoft Portugal, em parceria com a NOVA Information Management School (NOVA IMS) estabeleceram um protocolo de cooperação técnico-científica que originou a criação do Laboratório de Business Intelligence & Analytics (BI&A).

O objectivo é desenvolver «actividades de carácter técnico-científico, aplicadas a desafios do mundo real» com  docentes, alunos e colaboradores das entidades.  Além disso, o laboratório visa criar mecanismos de comunicação e cooperação que tornem possível, e incentivem, a participação conjunta em projectos, eventos e estudos.

O protocolo prevê o lançamento de desafios especificamente pensados para projetos de final de ano, conclusão de curso ou tese de mestrado em que os alunos poderão contar com o apoio da Microsoft e BI4ALL para o esclarecimento de dúvidas  e desenvolvimento das ideias.  A empresas terão depois intervenção na análise e classificação dos trabalhos dos alunos.

Os  melhores alunos  vão beneficiar de estágios remunerados, bem como um programa de formação e a BI4ALL vai também atribuir prémios monetários : 2 mil euros para os três melhores projectos de licenciaturas e pós-graduações e 4 mil euros para as cinco melhores teses de mestrado.

Paula Panarra, Directora Geral da Microsoft Portugal explica que a estratégia da empresa passa por «disponibilizar as ferramentas necessárias para que os líderes de futuros negócios consigam implementar, desde já, estratégias e processos avançados de forma sustentada, reforçando a capacidade dos alunos da Nova IMS na criação de valor, ao mesmo tempo que nos coloca em contacto com talento emergente em áreas de conhecimento cada vez mais relevantes».

Já José Oliveira, CEO da BI4ALL, destaca que o «intercâmbio entre o meio universitário e as organizações é um instrumento fundamental para promover uma melhor harmonia entre a oferta e a procura de emprego. Acreditamos que esta parceria será uma mais valia para a integração dos jovens no mercado de trabalho, além de uma troca de aprendizagens para todos os envolvidos».