NotíciasSegurança

Cisco: autenticação biométrica aumentou 48% no último ano

Segundo o 2021 Duo Trusted Access Report, mais de metade dos decisores de TI planeia implementar estratégias sem passwords.

Rawpixel/Freepik

Um novo relatório da Duo Security, marca da Cisco, revela que as empresas estão a afastar-se das passwords e a adoptar novos métodos de autenticação e que no último ano a autenticação biométrica registou um crescimento de 48% e a a multifactor em 39%.

O 2021 Duo Trusted Access Report, que analisou dados de mais de 36 milhões de dispositivos, revelou que a biometria foi activada em mais de 71% dos dispositivos móveis e um aumento de 500% na utilização do Web Authentication (WebAuthn) desde Abril de 2019, quando o World Wide Web Consortium (W3C) publicou pela primeira vez este padrão aberto e que «possibilita que os dados biométricos sejam armazenados de forma segura e validados localmente no próprio dispositivo, ao invés de estarem centralizados numa base de dados».

O estudo mostra ainda que mais de metade dos decisores de TI planeia implementar estratégias sem passwords nas suas organizações. Para além disso, 46% dos inquiridos declarou que as questões de segurança relacionadas com credenciais comprometidas são dos aspectos mais frustrantes e preocupantes da gestão de passwords no seu ambiente.

A pandemia levou a um crescimento da utilização de VPN e acessos remotos seguros, mas isso não invalidou que as tentativas de acesso fraudulento aumentassem: 2,4 vezes. Assim, as organizações estão a implementar políticas mais rígidas para garantir a fiabilidade dos utilizadores e dispositivos antes de permitirem o acesso a aplicações. O número de erros de autenticação por dispositivos obsoletos aumentou 33% entre 2020 e 2021, salientou o relatório.

Dave Lewis, Global Advisory CISO da Cisco, explica a situação actual: «As empresas estão a apostar em formas novas e mais eficientes de gerir os controlos de acesso, e a ver como a democratização da segurança pode ser vantajosa para que os colaboradores em trabalho híbrido se consigam focar nas suas tarefas principais sem sacrificar a segurança».