A portuguesa Warpcom e a ID Quantique lideraram um consórcio que implementou a primeira ligação para transmissão de informação encriptada através de chaves quânticas em território nacional. Com mais de 20 quilómetros, ligando a Gare do Oriente ao Pragal, a iniciativa usa a rede de fibra óptica da IP Telecom, integra soluções de segurança Fortinet e conta com a participação da Deloitte.
A ligação e o teste realizado em território nacional pretendem demonstrar o «aumento exponencial que o nível de segurança das comunicações» pode atingir na protecção da informação e dos dados e mostrar que a tecnologia está «preparada para o mundo real e produtivo das organizações».
Um dos principais objetivos desta tecnologia é «a criação da Internet quântica» para «garantir ligações mais seguras» a nível global.
Bruno Gonçalves, Business Unit Manager – Cybersecurity da Warpcom, explica projecto: «Esta ligação comprova que a tecnologia quântica já é uma realidade e que é possível garantir a segurança das comunicações entre dois pontos com tecnologia quantum-safe, criando um nível de segurança tal que, mesmo que no futuro exista um ataque utilizando tecnologia quântica a segurança da informação não é comprometida».