NacionalNotícias

DPO Consulting e AEP lançam nova formação para certificar data protection officers

A 19ª edição do curso pretende formar mais 25 encarregados de protecção de dados.

Freepik

A  consultora portuguesa, em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP), anunciou a abertura de inscrições para a  19ª edição do programa DPO Pro.

A formação tem início marcado para 11 de Outubro, é leccionada em regime pós-laboral de forma totalmente digital e tem uma duração total de 48 horas.

O curso DPO PRO vem dar resposta à crescente procura de data protection officers (DPO) ou e encarregados de protecção de dados, em português.  Segundo a DPO Consulting, no final de 2020, e após mais de três anos da implementação do RGPD, entre as cerca de um milhão e trezentas mil empresas registadas em Portugal, existiam apenas 3620 DPO registados na CNPD.

Elsa Veloso, advogada e fundadora e CEO da DPO Consulting, explica a importância dos DPO: «Nos últimos meses, em Portugal, deparámo-nos com situações graves no que respeita ao tema da proteção de dados, que vieram despertar uma necessidade de reflexão sobre as metodologias adoptadas nas organizações. É crucial que as empresas estejam atentas a estas questões e que apostem na qualificação dos seus profissionais nesta matéria, mas também na actualização dos que já actuam na área. Só assim é possível evitar incumprimentos e coimas resultantes dos mesmos».