NacionalNotícias

Metyis cria hub tecnológico e investe dez milhões de euros em Portugal

A multinacional, que desenvolve serviços e soluções digitais de dados e comércio electrónico, aposta no País através de um centro tecnológico e vai criar mais de mil postos de trabalho.

A Metyis, que tem presença em Lisboa, Porto e Faro, anunciou a criação de um centro tecnológico em Gondomar, num investimento que corresponderá a «cerca de dez milhões de euros ao longo do primeiro ano», explica à businessIT, Ricardo Teixeira, principal da Metyis Portugal. A empresa prevê que, no primeiro trimestre de 2022, a equipa possa começar a operar no Metyis Campus. A primeira fase do novo hub tecnológico inclui a construção do Metyis Digital Center, com escritórios em open space, espaços de lazer, zonas verdes, cantina, bar e de um auditório que vai servir de apoio aos eventos da empresa, bem como à comunicação, formação e desenvolvimento da equipa. Posteriormente, está prevista a construção de edifícios para alojar algumas das parcerias-chave da Metyis e ainda de uma residência, que se destina a acolher os colaboradores de outros escritórios da tecnológica.

O responsável salienta que a empresa «prevê criar mais de mil postos de trabalho directos qualificados no Metyis Campus, entre os quais engenheiros especialistas em data science, designers e consultores» e que, em termos de empregos indiretos, «os planos incluem a contratação de serviços presentes na comunidade local, bem como de iniciativas que vão permitir gerar empregos de forma ainda mais expressiva».

Norte em destaque
A escolha de Portugal se deveu ao facto de o País «oferecer imenso talento altamente qualificado, que vai incrementar ainda mais as competências da Metyis» e por o o nível geral de proficiência em inglês «ser óptimo e acima da média», o que permite uma «comunicação eficiente», destaca o responsável.

Já a opção por Gondomar e pela região Norte, que tem «excelentes ligações aos escritórios da Metyis e aos mercados externos», vai possibilitar «o reforço da posição de referência» da empresa. O principal da Metyis Portugal diz mesmo que «nenhuma outra cidade, nacional ou estrangeira, tinha as condições ideais que Gondomar reúne, para este investimento». O Metyis Campus quer «ser parte integrante da comunidade e contribuir para o desenvolvimento económico e social da cidade» e, para isso, a empresa «idealizou projectos que se focam na interacção directa com IPSS e que visam envolver as suas equipas altamente qualificadas no desenvolvimento de soluções digitais relevantes para as instituições», diz Ricardo Teixeira.

Um reflexo dos valores da empresa
Segundo o responsável, a Metyis «veio para ficar, com o objectivo de construir legado». O novo centro é, assim, «parte importante dessa construção ao criar uma representação física daquilo que defende: qualidade, conectividade, parceria, sustentabilidade, design».

O Metyis Campus vai «permitir expandir as capacidades de forma significativa» da empresa e dar «resposta às necessidades dos clientes a nível global». O foco inicial incide «no design e no desenvolvimento de produtos digitais, particularmente, na área de e-commerce, bem como no aumento das suas capacidades em data & analytics, estratégia e consultoria no mercado nacional», revela Ricardo Teixeira. Por outro lado, o hub «será também um centro de inovação de excelência, no qual serão exploradas de forma activa todas as possibilidades e novidades tecnológicas que possam trazer valor para os projectos e parceiros da empresa».