NacionalNotícias

Projectos nacionais ESAIA e Mindaux seleccionados para o programa de inovação da EIT Health

A iniciativa vai apoiar as ideias com um valor até aos 75 mil euros, mentoring e dar acesso a uma abrangente rede europeia ligada à saúde.

O EIT Health RIS Innovation Call tem como objetivo apoiar os projectos mais promissores na área de cuidados de saúde oriundos de regiões emergentes da União Europeia e seleccionou onze consórcios dos quais dois são portugueses.

Na sua terceira edição, a iniciativa escolheu os projectos ESAIA e Mindaux de Portugal e outros oriundos da Croácia, Eslováquia, Eslovénia (3), Grécia, Itália e Letónia (2), de entre de mais de cem ideias enviadas. Estes serão financiados com um valor até 75 mil euros, mentoring, presença num bootcamp e acesso à maior rede de profissionais de saúde da Europa.

O ESAIA (Early Stage Ear Infection Assessment) é um projecto que pretende «efetuar uma avaliação precoce da otite nas crianças» e tem uma solução passa por utilizar um termómetro como dispositivo médico não invasivo, o qual avaliará a cor do ouvido interno e do tímpano. O dispositivo inclui duas fibras óticas e uma unidade electrónica capaz de mudar linearmente a luz emitida, bem a cor, o que permitirá identificar eventuais inflamações nos ouvidos. O consórcio teve como project leader a Metablue Solution e tem como parceiros a  Universidade do Porto, Hospital Sousa Martins e Solidtech.

Já o Mindaux é uma «plataforma social de terapêutica digital direccionada para empresas, que visa apoiar os colaboradores com problemas de saúde mental através de uma terapia electrónica de comportamento cognitivo (eCBT)» que utiliza inteligência artificial. O project leader deste consórcio foi o  Mindaux Digital Therapeutics, enquanto os project partners foram a Universidade do Porto, a MONDAY e Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

«A taxa de sucesso das candidaturas apresentadas é a mais elevada da história do programa. A qualidade das soluções aumentou significativamente, o que pode ser um sinal de que o nível de resposta das equipas das regiões emergentes está a melhorar. Este é um grande marco no sentido de mitigar o fosso da inovação na Europa», explica Mónika Tóth (na foto), EIT Health InnoStars RIS Programme Manager.