Empreendedorismo

Advertio ajuda empresas a alcançar novos clientes e a crescer através da publicidade

A startup nacional criou uma plataforma que usa inteligência artificial (IA) para ajudar pequenos anunciantes na criação e gestão de campanhas publicitárias online e serve como intermediária com os “gigantes” da publicidade, como Google e Facebook.

A Advertio ajuda os pequenos anunciantes a alcançar novos clientes de forma «mais eficaz, automatizando o processo de publicidade digital»; tudo é feito com recursos a algoritmos para garantir o maior retorno do investimento possível nas campanhas colocadas em diferentes plataformas, tais como redes sociais ou motores de pesquisa. A startup nasceu em 2017 quando o CEO e co-fundador, João Aroso, sentiu que muitos pequenos anunciantes tinham dificuldades com o marketing digital. Juntamente com Pedro Rodrigues, o empreendedor criou a Advertio com o objectivo de «descomplicar o processo de anunciar online» e «tornar o crescimento das empresas através do marketing digital acessível a todo o tipo de utilizadores», explica o CEO à businessIT.

Segundo João Aroso, a missão é «ajudar outras empresas a crescer e moldar a forma como adquirem os seus clientes»; a IA possibilita isso ao «tornar a aquisição de clientes uma constante previsível em vez de uma variável». O empreendedor salienta que, num ano como o de 2020, «em que muitos negócios passaram dificuldades e tiveram de se modernizar num curto espaço de tempo», essa visão tornou-se «ainda mais importante». João Aroso realçou ainda que a empresa ajudou «muitos negócios a continuar a crescer e a manter as portas abertas». Na verdade, desde a sua criação, a Advertio já geriu «mais de cinco milhões de euros» em campanhas e ajudou «dezenas de milhares de empresas».

Simplicidade acima de tudo
João Aroso explica o processo de criação de campanhas: «É muito simples e demora menos de três minutos. Os nossos utilizadores precisam apenas de fornecer o site do seu negócio, o país, a categoria em que se inserem e escolher qual o objectivo da campanha. Depois, com a ajuda da IA, sugerimos o texto, as imagens, a audiência e as keywords ideais para aquela campanha em específico, que os utilizadores podem aceitar ou editar ao seu gosto. No fim, qualquer que seja o objectivo escolhido, pagam apenas por resultado».

Este modelo é «inovador» já que os «algoritmos conseguem prever o funcionamento, não só dos negócios dos clientes, mas também de como cada uma das plataformas de publicidade online funciona, gerando «sugestões personalizadas para cada um dos nossos clientes, escritas na língua que estes preferirem», destaca.

Crescer e chegar a mais países
O CEO diz que, este ano, o objectivo é «continuar a crescer e a expandir a actividade». Os planos são claros: «Alcançar mais mercados, optimizar o nosso algoritmo em todas as línguas suportadas (nove, neste momento) e continuar a apostar em talento qualificado».

Actualmente, a startup tem trinta pessoas, mas «está numa fase clara de crescimento e assim continuará durante o resto do ano». Já em termos de internacionalização, o intuito é consolidar a presença nos mercados onde actuam, ou seja, «na Europa, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Holanda, Bélgica e Áustria», e «em alguns países do continente americano» onde têm clientes. «O próximo passo será mesmo uma expansão para outros países da América Latina e, no futuro, os Estados Unidos», refere João Aroso.