A Hitachi Vantara escolheu Lisboa para instalar o novo Centro de Excelência de Mobilidade constituído por
uma equipa de gestão fixa, às quais se juntam novos membros conforme as necessidades de cada projecto.
O centro foca-se no conceito de Train-as-a-Service e tem como objectivo o desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam ser integradas nos comboios e permitam uma melhor gestão da infraestrutura ferroviária.
Paulo Valério, Diretor de Inovação da Hitachi Vantara Portugal explica a decisão da empresa sobre a localização do centro: «A escolha de Lisboa para ser a sede do novo Centro de Excelência ocorreu de forma natural. O trabalho desenvolvido, desde 2018, na área de Smart Spaces and Video Intelligence mostrou excelentes resultados, tendo surgido agora a oportunidade de criar mais uma equipa para a mobilidade. O tipo de engenheiros que temos em Portugal, a qualidade do trabalho que fazem e o foco que têm no cliente, são factores diferenciadores. Não se trata apenas de desenvolver, mas também perceber o negócio, ser crítico e propor ideias».
A nova unidade conta já com 15 profissionais, mas a da empresa de desenvolvimento de software pretende aumentar esta equipa e está a recrutar colaboradores com conhecimento em data engineering, data science e
desenvolvimento de software.
A Hitachi Vantara revela que «a equipa portuguesa já desenvolveu um primeiro projecto, que consistiu numa plataforma de recolha e tratamento de dados provenientes das switches das linhas férreas, para uma melhor gestão por parte da empresa responsável pela linha». A solução permite «identificar obstáculos na linha, o que contribui para a segurança dos ocupantes do comboio e para uma maior pontualidade nos horários, tornando a viagem mais fiável, tranquila e confortável».