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Estudo revela que as PME portuguesas mais digitais sofreram menos com a pandemia

Segundo o relatório, 80% das pequenas empresas europeias aumentaram o uso de ferramentas digitais no último ano.

Jannoon028/Freepik

Um estudo realizado pelo Connected Commerce Council e financiado pela Google, que analisou o impacto da COVID -19 nas PME, mostra que o digital foi fundamental para a resiliência das pequenas e médias empresas em Portugal e na Europa.

De acordo com o relatório, quase todas (80%) as pequenas empresas europeias aumentaram o uso de ferramentas digitais durante a pandemia. Em Portugal, este valor foi ainda maior- 90%, talvez porque as nossas PME estavam mais atrasadas, eram digitalmente indecisas (empresas que usam menos ferramentas digitais e não lhes dão prioridade).

Na verdade, o Connected Commerce Council revelou que  58% das pequenas empresas portuguesas sentiam-se à vontade com as ferramentas digitais antes da pandemia, quando este número é de e 61% na Europa.

A nível nacional, há 36% de PME que vêem as ferramentas digitais como prioritárias e utilizam mais de dez, ou seja, são digitalmente avançadas (42% na Europa) e 50% com evolução digital, ou seja que consideram as ferramentas como suporte ou essenciais para os seus negócios, mas que usaram em média seis ferramentas digitais. Este número é de 40% no resto do continente europeu.  Já ao nível das pequenas empresas digitalmente incertas , são 14%, em Portugal,  e 18%, na Europa, o que faz com que «os resultados de negócios sejam piores», diz a Google.

No nosso País, as pequenas empresas digitalmente avançadas tiveram um desempenho significativamente superior (1,4X) às suas congéneres indecisas (-33%), e também contrataram mais  funcionários novos (1,1X).

O estudo revela ainda que 61% das PME portuguesas pretendem utilizar ainda mais as ferramentas digitais após o fim da pandemia , em relação a 50% em toda a Europa.

«Para as pequenas empresas que adoptam ferramentas digitais, os benefícios são claros: mais receita, uma clientela mais sólida e uma perspectiva significativamente melhorada em um mercado europeu cada vez mais digital. Para ajudar os indecisos digitais, os legisladores e líderes empresariais devem criar soluções que incluam investimentos que aumentem a educação, a formação e o acesso das pequenas empresas à Rede de Segurança Digital», esclarece Jake Ward, presidente do Connected Commerce Council.