EmpreendedorismoNacionalNotícias

Sociedade Ponto Verde e Beta-i procuram novas ideias para a reciclagem

Um dos objectivos do Re-Source é o aumento as taxas de reciclagem.

Freepik

A Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Beta-i anunciaram o lançamento do Re-Source, um programa de aceleração de inovação colaborativa para a reciclagem,  que está, neste momento a aceitar propostas.

De acordo com a SPV e a consultora, o objectivo «é encontrar novas soluções relacionadas com a manipulação e a necessidade de separação dos diversos tipos de embalagens encontradas no uso doméstico, bem como com o complexo processo de tratamento desta heterogeneidade e os seus resíduos».

O programa tem candidaturas abertas para startups e empreendedores com soluções já testadas com foco em duas vertentes: «sensibilização do consumidor, de forma a assegurar uma maior taxa de separação de resíduos de embalagens, quer no canal doméstico, quer no canal HORECA, e soluções de retoma específicas, que venham aumentar a circularidade de embalagens de vidro, alumínio e as diversas tipologias de plásticos».

Nestas áreas, há diversos desafios e oportunidades já identificas pela SPV e pela Beta-i, entre elas estão a alteração e simplificação da forma como é declarada e contabilizada a produção de embalagens/ a facturação, que não sofre alterações há 25 anos; a simplificação do processo de separação; a rastreabilidade das garrafas de vidro, fazendo com que não se partam ou criando pontos de contabilização de produção /venda de embalagens de vidro; ou o desenvolvimento de novos produtos com valor de mercado feitos com os plásticos.

Após o processo de análise da maturidade e impacto potencial das soluções propostas, as melhores serão seleccionadas para participar num ‘Collaboration Design Sprint’,  em que durante quatro meses irão trabalhar com parceiros, desde retalhistas, produtores de sacos do lixo, designers ambientais, municípios com grupos de com foco na gestão de resíduos, entre outros, no desenvolvimento de projectos-piloto. Em Outubro, cada solução desenvolvida na fase de bootcamp será depois apresentada ao ecossistema e testada no contexto real.