A LG Electronics anunciou que adquiriu uma participação maioritária na Alphonso , de forma a usar soluções de vídeo com inteligência artificial (IA) para potenciar o crescimento do negócio global de serviços de software e conteúdos para Smart TV.
O investimento de cerca de 80 milhões de dólares, cerca de 65,8 milhões de euros na empresa de análise de dados vai permitir à empresa sul coreana conhecer melhor os seus clientes e fornecer mais contéudos personalizados. A LG vai utilizar o software e serviços da Alphonso, incluindo a análise de dados, planeamento e activação de media e recursos de vídeo em IA, na gama de produtos de home entertainment.
A novo oferta combinada possibilita «enriquecer os serviços prestados ao consumidor, como recomendações de conteúdo e o próprio serviço de streaming da LG, o LG Channels, para assim criar uma robusta plataforma própria de publicidade multi-dispositivos com um mecanismo integrado de análise, disponível tanto para as TVsLG como para o mercado de Smart TV», explica a tecnológica, em comunicado.
Esta é a primeira ronda de investimento da Alphonso desde o financiamento da Serie A, que continuará a operar de forma independente.
Park Hyoung-sei, presidente da LG Home Entertainment Company, explica o motivo da decisão: «O nosso investimento na Alphonso assume-se como uma peça-chave da nossa estratégia de transformação digital com foco em IA, big data e cloud, de forma a alterar fundamentalmente a forma como os consumidores interagem com os seus dispositivos».
Ashish Chordia, fundador e CEO da Alphonso, mostra-se satisfeito com a colaboração: «Agora, podemos maximizar o nosso impacto mútuo no mercado de TV à medida que combinamos os nossos produtos e agregamos um enorme valor ao ecossistema».