NacionalNotícias

HUAWEI SVP, Catherine Chen, na Cimeira Web de 2020: Precisamos de mais mulheres líderes na era digital

A Diretora do Conselho e Vice-presidente Sénior da empresa Huawei, Catherine Chen, discursou, hoje, na Cimeira Web de 2020. A Sra. Chen salientou a importância do equilíbrio entre os géneros na construção de uma economia digital diversificada e inclusiva. Sublinhou também a importância da educação como fator-chave na capacitação das mulheres na indústria de tecnologia.

Com base na sua experiência de trabalho de 26 anos na indústria de tecnologia e no seu percurso pessoal ao nível da gestão sénior na Huawei, Catherine Chen pede mais líderes femininas, as quais se tornem exemplos não apenas da força das mulheres, mas também do poder único e inovador de impulsionar a economia digital.

Ao falar na conferência digital mais importante da Europa, a Sra. Chen discutiu a importância de haver modelos femininos a seguir e de alcançar o equilíbrio entre os géneros na indústria de tecnologia: “A igualdade de género não significa que mulheres e homens partilhem das mesmas mentalidades e comportamentos. Trata-se, antes, de se ter as mesmas oportunidades e os mesmos direitos que só podem provir de uma sociedade mais inclusiva, diversa e saudável.”

A Sra. Chen ressaltou que as mulheres representam quase metade dos cinco biliões de trabalhadores entre a população mundial, mas apenas cerca de metade se inclui na mão-de-obra de trabalho. Apenas aproximadamente 20% a 30% da mão-de-obra na indústria de TIC e 7,4% dos CEO da Fortune Global 500 são mulheres. “Na era digital, não precisamos só de mais mulheres representadas na indústria, precisamos, sim, de mais mulheres líderes”, salientou a Sra. Chen.

A Sra. Chen continuou o discurso, descrevendo três fatores-chave de sucesso para alcançar esse objetivo. Em primeiro lugar, pôs em destaque a importância de haver políticas de apoio para as mulheres, tais como os objetivos e as diretrizes alinhavados na Estratégia da UE para a Igualdade de Género 2020-2025. Apontou ainda que a Europa tem sido pioneira na promoção da igualdade de género. Em segundo lugar, as próprias mulheres precisam de rejeitar os estereótipos de que a indústria de tecnologia é demasiado insensível ou demasiado difícil para elas. Em terceiro lugar, realçou que a educação/formação em competências digitais irá capacitar as mulheres de modo fundamental, pois “irá dar-lhes mais oportunidades e ajudá-las a obter as competências básicas de que precisam para competirem na economia digital”.

Como uma empresa líder na indústria de tecnologia, a Huawei está mais do que disposta a trabalhar com os seus parceiros para lançar as sementes do futuro, promovendo a educação STEM. Através de programas, como Huawei ICT Academy, e ainda DigiTruck no Quénia e Digital Training Buses em Bangladesh, estas iniciativas estão a ajudar a mitigar a divisão digital mundialmente. “Esperamos que surjam mais mulheres brilhantes na indústria de tecnologia para um futuro mais igual, aberto e diverso”, concluiu a Sra. Chen.

A Cimeira Web é considerada uma das maiores conferências de tecnologia do mundo, com mais de 100 000 participantes e 800 oradores, reunindo pessoas e empresas de liderança na indústria de tecnologia a nível global: https://websummit.com/