NacionalNotícias

Universidade de Aveiro vai implementar Centro de Competência em computação avançada

A instituição vai receber uma uma verba da FCT para a aquisição de equipamento e para a contratação de recursos humanos especializados.

Universidade de Aveiro

A universidade e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) assinam hoje um protocolo de cooperação para implementar um Centro de Competência  em Aveiro, que amplia rede nacional de computação avançada.

O centro quer reforçar a produção científica nacional, nas áreas que envolvem as competências digitais avançadas, como a inteligência artificial e big data, e vai contribuir para os objetivos traçados pela Iniciativa Nacional Competências Digitais, INCoDe.2030.

Segundo a Universidade de Aveiro, a implementação do centro «vem proporcionar a promoção de um ambiente de investigação, inovação e empreendedorismo, a mobilização do processamento de dados de uma forma mais eficaz e diversificada em todas as áreas do conhecimento, desde a economia, saúde, clima, energia, mobilidade e no estudo dos processos sociais e a adoção de normas e melhores práticas para criar interoperabilidade».

A Universidade de Aveiro vai receber uma uma verba da FCT para a aquisição de equipamento e para a contratação de recursos humanos especializados.