NacionalNotícias

Estudo revela que 75% dos estudantes de bootcamps de programação em Portugal conseguem emprego em menos de 90 dias

A Ironhack divulgou o relatório que analisa as taxas de colocação dos alunos que tiraram cursos nos primeiros seis meses de 2019.

IronHack Lisboa

A procura por profissionais na área tecnológica é superior à oferta e está a se impulsionada pela transformação digital das empresas que foi acelerada pela pandemia. Assim, a formação na área das TI é cada vez mais revelante. A escola de formação Ironhack produziu um relatório, auditado pela PwC que analisa as taxas de colocação, a nível global, dos seus cursos de Web Development e UX/UI Design nos primeiros seis meses de 2019.

O estudo incluiu a análise da situação de 829 alunos que realizaram bootcamps nas nove escolas espalhadas pelo mundo. Os dados globais do relatório indicam que 96% dos alunos concluiu os respectivos cursos, sendo que 70% conseguiu emprego até três meses depois e 89% até seis meses após o término da formação, números semelhantes ao ano anterior que comprovam a necessidade de talento especializado em tecnologia.

Em Portugal, dados referentes às taxas de colocação do curso de Web Development revelam que a totalidade dos 250 alunos inscritos na escola de Lisboa completaram a formação com sucesso. Destes, cerca de 75% conseguiu emprego na área nos 90 dias seguintes, valor que chega aos 92% quando se consideram os 180 dias seguintes.

Relativamente ao curso de UX/UI Design, que não se realizou em Lisboa mas nos restantes campus da  Ironhack , dos alunos que terminaram a formação, 67% encontrou emprego no primeiro trimestre e 86% no primeiro semestre pós-bootcamp.

Álvaro González, diretor-geral da Ironhack Lisboa, explica o sucesso dos método de ensino da escola: «Os dados voltam a comprovar como este modelo de educação alternativo permite aos alunos ter, em menos tempo, experiência prática em projectos reais que os ajudam a criar portfólios competitivos e adaptados às necessidades do mercado. Há cada vez mais empresas que recrutam em bootcamps porque estão cientes da qualidade do talento, que possui competências atualizadas que vão muito além de um diploma».