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Estudo da Capgemini revela que empresas tem dificuldade em implementar inovação em larga escala

A cultura organizacional é considerado o maior obstáculo mais difícil de ultrapassar na altura implementar a inovação em larga escala.

Jannoon028/Freepik

Scaling Innovation – What’s the Big Idea? é o mais recente  estudo do Capgemini Research Institute conclui que nos últimos dois anos algumas empresas têm feito progressos significativos para agilizar os processos que impulsionam a  inovação em larga escala, mas há outras que não se conseguem adaptar.

O relatório tem como principal objectivo identificar os motivos pelos quais a maioria das inovações não podem ser realmente implementadas e foi desenvolvido com base nas opiniões de 40 gestores de topo de empresas multinacionais e académicos.

A  pandemia da COVID-19 veio impulsionar ainda mais a necessidade de inovação e 68% dos gestores entrevistados afirmaram que aceleraram as iniciativas de transformação já existentes. No entanto, a capacidade de inovar em grande escala está apenas a dar os seus primeiros passos. «O impacto e o valor da inovação só se realizam plenamente quando é possível a sua implementação em larga escala, e não se concretizam a partir da ideia ou da experimentação em si», explica a empresa, em comunicado.

Inovar e ser bem-sucedido na sua passagem à implementação em larga escala, são duas funções distintas, que muitas vezes requerem uma mentalidade e conjuntos de competências diferentes. No entanto, «poucas empresas distinguem entre gerar inovação e implementá-la em larga escala».

Segundo o estudo, a inovação foca-se frequentemente no que é atraente: conceitos e projetos de grande impacto, concebidos para responderem a uma necessidade do cliente que não foi satisfeita ou sequer manifestada por este. E raramente se centra nos dois aspetos mais relevantes para qualquer grande empresa: viabilidade económica e exequibilidade técnica.

Nestes tempos de crise, a Capgemini descobriu que as organizações têm feito progressos significativos para combater a burocracia, racionalizar processos, reestruturar as suas equipas e as responsabilidades dos seus decisores. Deste modo, algumas empresas conseguiram redobrar os seus esforços em quase dois anos a nível da implementação das inovações em larga escala.

As empresas devem também aproveitar este impulso para perceberem como podem superar alguns dos tradicionais desafios da governação que tendem a bloquear a implementação em larga escala, e como podem focar os esforços dos seus melhores talentos na resolução desta questão ou/e em superarem as barreiras burocráticas e os silos organizacionais.

Uma cultura de inovação é importante quer para conceber e testar novas ideias, quer também para garantir a sua implementação bem-sucedida em larga escala nos mercados existentes ou emergentes. A Capgemini concluiu que uma cultura de inovação capaz de promover a implementação em larga escala inclui a promoção de uma cultura de aprendizagem que aceite o fracasso e a vontade de suspender as iniciativas, mesmo que estas inicialmente tenham tido sucesso em larga escala, como etapas naturais destes processos. Nem todas as ideias podem ser escaladas a longo prazo e é fundamental que as empresas compreendam quando devem aceitar o fracasso nas diferentes fases do processo da inovação.

A cultura organizacional é o obstáculo mais difícil de ultrapassar no contexto da passagem da inovação à implementação em larga escala. A capacidade de remover barreiras e de resolver problemas deve ser transversal a toda a organização e não se limitar à esfera dos gestores de topo. O estudo constatou que as empresas que foram verdadeiramente bem-sucedidas, foram as que conseguiram por fim às experiências de inovação, ainda que estas fossem muito sedutoras, e assim puderam abrir espaço para fazerem a implementação de projetos inovadores e para testarem novas ideias.

Lanny Cohen, Chief Innovation Officer da Capgemini, resume as conclusões do estudo: «A implementação da inovação em larga escala, deve ser tratada como uma disciplina por si só no ciclo de vida da inovação, porque é fundamentalmente diferente. Ao considerar-se a implementação da inovação em larga escala como uma disciplina de per si, e estabelecendo uma governança adequada da inovação e uma cultura que permita a tomada de decisões difíceis, sobre a passagem à implementação em larga escala, as empresas podem ser bem-sucedidas com uma rapidez e segurança que os seus concorrentes terão dificuldade em igualar».