brand.ITOpinião

Por que devemos fechar o fosso das Competências Digitais

Artigo de Opinião de Hank Stokbroekx, GTS Director of Service Marketing, Enterprise Business Group, Huawei Technologies

De acordo com o Fórum Económico Mundial, a Europa verá uma carência de cerca de 756 000 profissionais de TIC este ano – e isso numa região com as melhores universidades e faculdades, além de uma força laboral altamente qualificada. Em regiões menos desenvolvidas, esta carência deve ser ainda mais grave. Então, por que existe um fosso? Um dos principais motivos desta carência é a falta de sinergia entre o ensino e as necessidades do mercado de trabalho.

No entanto, as empresas e os países com acesso suficiente a profissionais qualificados e formados em TIC são capazes de competir melhor, aumentar o lucro e o PIB, assim como aumentar a qualidade de vida. Quem não tiver acesso a estes profissionais, provavelmente, ficará ainda mais para trás. Em simultâneo, a tecnologia está a desenvolver-se a uma velocidade sem precedentes. As empresas estão ansiosas por adotar, o mais rapidamente, as últimas tecnologias, tais como IA, 5G e IoT, e perceber as vantagens competitivas e económicas resultantes da conectividade inteligente  – uma poderosa convergência destas tecnologias.

Infelizmente, nos verdadeiros cenários de implementação, os resultados iniciais costumam ser dececionantes porque falta às equipes de TI uma especialização atualizada ao minuto. Isso obriga-os a procurar os talentos externamente, incluindo recém-formados. No entanto, apesar de eles podem ser nativos digitais, há um problema: mesmo os recém-formados são produto do ensino de uma tecnologia já ultrapassada. Porquê? Porque as instituições de ensino não são capazes de adaptar os currículos com a rapidez suficiente, de modo a incluir os últimos desenvolvimentos tecnológicos. Desenvolver material de aprendizagem e produzir um bom currículo consome tempo e dinheiro, coisa que a maioria das instituições não tem.

No futuro, acreditamos que o fosso entre as economias desenvolvidas e as emergentes diminuirá. Neste momento, estamos a dar o nosso melhor para fazer com que isso aconteça. O programa Huawei ICT Academy está a investir dinheiro, pessoas e recursos de formação para que se possa alcançar esse objetivo. Desde 2012, a Huawei tem vindo a construir o programa ICT Academy e, nos finais de 2019, 930 universidades ou faculdades já participavam a nível mundial.

Com base nas minhas próprias conversas com líderes governamentais e representantes do Médio Oriente e de África, ficou clara a perceção da necessidade urgente de acelerar os esforços no ensino de mais estudantes e profissionais em campos de TIC avançados, incluindo a IA, IoT, Big Data, 5G e computação em nuvem. Infelizmente, há falta de professores, currículos e equipamentos para começar essa aceleração. Esta forma de ajudar, que o programa Huawei ICT Academy fornece às suas universidades, pode agregar valor.

Quando uma instituição de ensino se junta ao programa ICT Academy, ela recebe vários benefícios:

  • Formação e certificação para dois professores
  • Material do curso em formato eletrónico
  • Ferramenta de simulação de rede online gratuita
  • Desconto especial em equipamentos de laboratório
  • Vouchers para certificação gratuita de estudantes

O material do curso inclui tudo o que é necessário para preparar para uma variedade de certificações HCIA e HCIP, tais como 5G, IA, Big Data, Computação em Nuvem, IoT, Routing & Switching, Segurança e Armazenamento. A ferramenta online é o eNSP (Enterprise Network Simulation Program), que também é utilizado pelos engenheiros da Huawei e os nossos parceiros para a simulação de grandes redes sem exigir o verdadeiro hardware.

Devido à pandemia causada pelo coronavírus, a Huawei ICT Academy disponibilizou o material do curso online em inglês para o público em geral. Isto permite que qualquer pessoa interessada, mas que esteja isolada em casa, expanda os seus conhecimentos de TIC.

A Huawei estabeleceu o objetivo ambicioso de educar 2 milhões de pessoas ao longo dos próximos 5 anos. Para consegui-lo, comprometemo-nos com um investimento de 50 milhões de dólares (US) e atualizamos a ICT Academy para a versão 2.0 para atrair mais estudantes e expandir o seu escopo. O novo programa inclui as seguintes adições:

  • Desenvolvimento conjunto de cursos de TIC em ambiente e idioma locais
  • Programa Huawei Instructor Development Center
  • Recursos de laboratório na nuvem pública
  • Financiamento para fóruns de professores e atividades estudantis
  • Clube de tecnologia e eventos

Estas adições ao programa existente irão incentivar mais estudantes a participarem na ICT Academy, irão formar mais professores, irão aumentar o número de academias TIC e irão aumentar a qualidade do material de formação.

Todos os anos, estudantes das academias TIC da Huawei podem participar no Concurso Mundial de TIC. Equipas de quatro estudantes podem participar primeiro no concurso nacional.

Se tiverem sucesso, poderão avançar para o concurso regional de TIC e, finalmente, participar na Final Mundial, que terá lugar no novo campus da Huawei, perto de Shenzhen, na China. Em 2019, 75 000 estudantes aderiram ao concurso nacional de TIC no seu país, mais 50% do que no ano anterior.

O programa ICT Academy faz parte da iniciativa TECH4ALL da Huawei, e pretende assegurar que a tecnologia digital não irá deixar ninguém para trás ao longo de projetos sem fins lucrativos com resultados mensuráveis. TECH4ALL acredita que, para o mundo crescer, se desenvolver e transformar, todos têm de ter direito a quatro direitos básicos. Um desses direitos é a educação. Juntamente com os nossos parceiros, o programa TECH4ALL ajudará a educar mais alunos na área das TIC e a fechar o fosso ao nível das competências digitais.

O mundo é formado por cerca de 7,5 mil milhões de pessoas, mas apenas metade do mundo tem acesso à tecnologia digital. A outra parte restante está a tentar alcançá-lo. A Huawei está empenhada em ajudar a eliminar essa divisão digital, encontrando novas formas de capacitar os mais desfavorecidos, para que todos possam desfrutar dos mesmos direitos digitais. O programa ICT Academy 2.0 faz parte deste compromisso, o qual continuará a crescer e a tornar-se um guia de orientação para quem busca melhorar de vida. Clique no link para saber mais sobre a iniciativa TECH4ALL da Huawei –  Education4ALL.