NacionalNotícias

Microsoft e Fundação José Neves vão promover capacitação digital dos portugueses

Um dos projectos a serem desenvolvidos é uma plataforma na cloud que partilhará informação relevante sobre oportunidades de emprego, empregadores, skills e instituições de ensino. 

A Microsoft Portugal, através do seu programa de filantropia, fez uma parceria com a Fundação José Neves que visa permitir dar competências profissionais e digitais aos portugueses.

A fundação criada por José Neves , fundador e presidente da Farfetch, tem como missão contribuir para a transformação de Portugal num país de conhecimento através da educação e do desenvolvimento humano e partilha os valores e a aposta na educação e nas competências em novas áreas do conhecimento associadas à tecnologia e ao digital com a multinacional.

A Microsoft contribuirá com as suas soluções e ferramentas, como a plataforma cloud Azure, para ajudar a Fundação José Neves nas iniciativas que esta desenvolver. Um dos exemplos é a plataforma Brighter Future baseada em Azure e Power BI,  direcionada a estudantes, atuais trabalhadores, candidatos a emprego e empregadores. Este projecto partilhará informação relevante sobre oportunidades de emprego, empregadores, skills e instituições de ensino.

Paula Panarra Diretora Geral da Microsoft Portugal, explica o porquê da parceria: «Um dos passos fundamentais para promover uma recuperação económica equilibrada e segura é a expansão das capacidades digitais para preencher novas oportunidades de trabalho. Esta é uma das prioridades da Microsoft a nível mundial e é com grande satisfação e orgulho que nos aliamos à Fundação José Neves para tornar a visão e ambição de ambas as organizações num projeto concreto e com impacto em Portugal».

Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves, por seu turno revela a importância das competências digitais: «O mundo está a registar profundas e rápidas transformações. Como consequência destas mudanças há novas profissões que vão ser criadas, outras irão desaparecer e outras ainda deverão ser reconvertidas. Precisamos, por isso, de preparar os portugueses para enfrentarem os desafios do futuro».