A revolução tecnológica do último meio século apenas tornou mais importante o destaque das marcas, com o aumento da competição global e o encolhimento da atenção do consumidor.
As empresas buscam cada vez mais oportunidades para causar uma óptima primeira impressão com sua marca e se diferenciar de seus concorrentes.
Uma tecnologia nova, e empolgante, pode ajudar a aprimorar esse efeito – um grande exemplo disso é a animação de logotipo.
A combinação de um excelente design de logotipo com animação cria uma fatia vibrante, divertida e visualmente impressionante da identidade da marca que invariavelmente deixa uma impressão excelente e duradoura no público.
8 maneiras incríveis de usar animação de logotipo
A animação do logotipo é essencialmente pegar um logotipo “estático”, quebrá-lo em partes e fazer com que essas partes sejam animadas juntas – dando nova vida à ideia de design de logotipo e dando ao seu kit de ferramentas de marca digital mais vigor do que nunca!
Logotipos animados são divertidos e podem ajudá-lo a se destacar em um mercado lotado. Mas onde e como você deve usar a animação do seu logotipo para obter o máximo de tracção?
1. Introdução aos vídeos de marca
O marketing de vídeo é enorme. E só está ficando maior. De acordo com a pesquisa State of Video Marketing 2019, surpreendentes 99% dos profissionais de marketing estão usando vídeo, com 88% dizendo que planejam gastar mais com vídeo do que nos anos anteriores.
2. Vídeos de marca
Logotipos animados também funcionam tão bem para outros tipos de vídeos como para introduções.
Incluir seu logotipo animado no início e no final de seus vídeos de marca é uma óptima maneira de enviar sua mensagem e lembrar aos espectadores quem você é.
Quando as pessoas terminam de assistir ao seu vídeo, você geralmente quer que elas dêem o próximo passo no funil, seja entrando em contacto com você para uma demonstração de seu produto, baixando seu aplicativo ou qualquer outra coisa!
3. Atraia a atenção em feiras de negócios
As feiras comerciais são uma óptima maneira de encontrar clientes em potencial pessoalmente e aumentar o conhecimento da marca.
Mas esses eventos são muito rápidos, com muita coisa acontecendo, então os participantes não serão capazes de se lembrar de todos.
As exposições que ficam na mente das pessoas são aquelas que oferecem algo um pouco diferente – como uma tela mostrando seu logotipo animado! O design do logotipo deve ser atraente para o cliente.
De acordo com uma pesquisa recente com expositores de feiras, 48% concordaram que um estande atraente é o método mais eficaz para atrair participantes – ainda mais eficaz do que brindes (34%).
4. Assinaturas de e-mail
O e-mail ainda é um dos métodos de comunicação mais usados, principalmente em empresas B2B.
De acordo com a Imagination Publishing, o e-mail é a terceira fonte de informação mais influente para o público B2B, atrás apenas das recomendações de colegas e líderes de pensamento específicos do sector.
Apesar disso, a maioria das assinaturas de e-mail inclui as mesmas informações (um tanto enfadonhas!): Nome, cargo, logotipo estático, talvez uma pequena piada.
Eles se tornaram tão estereotipados que é fácil ignorá-los completamente. Um logotipo animado aumentaria qualquer assinatura de e-mail e levaria os destinatários a uma segunda olhada.
5. Apresentações
Semelhante às feiras de negócios, as apresentações permitem que exiba a sua marca para as pessoas em tempo real – o que significa que você se beneficia de toda a atenção delas.
Este é o lugar perfeito para exibir seu logotipo animado e também pode tornar sua apresentação mais memorável.
6. Redes Sociais
As redes sociais estão se tornando cada vez mais uma plataforma visual. De acordo com o Social Media Examiner, 80% dos profissionais de marketing agora estão usando recursos visuais em seu marketing de media social.
Mas quando se trata de conteúdo visual, o vídeo supera todo o resto.
O movimento chama a atenção das pessoas e, com os sites de media social ficando mais lotados a cada semana que passa, é importante se destacar – um logotipo animado pode ajudá-lo a fazer exactamente isso!
7. Página inicial do site
Se você for usar seu logotipo animado em muitos lugares diferentes, ele também deverá aparecer em seu site
Um logotipo animado em sua página inicial pode surpreender e encantar os visitantes do site.
No entanto, é importante observar que sua animação deve repetir apenas uma vez. O movimento contínuo pode ser uma distracção e potencialmente irritante para os visitantes.
8. Banners de publicidade digital
Você pode ter ouvido falar de ‘cegueira do banner’ – isso se refere aos clientes que ignoram os banners porque estão expostos a muitos deles.
Uma forma eficaz de combater isso é infundir movimento em seus anúncios de banner.