NacionalNotícias

Infinite Foundry, Indra Sistemas Portugal e Quantico Solutions vencem IoT Challenge da Altice Empresas

A 5ª edição da iniciativa aconteceu de forma presencial e online em virtude da pandemia.

Nuno Nunes, administrador responsável pelo segmento empresarial da Altice Portugal.

Já são conhecidos os vencedores da 5ª edição do IoT Challenge, uma competição tecnológica promovida pela Altice Empresas que desafia empresas e startups portuguesas a apresentarem soluções de Internet of Things (IoT) inovadoras e prontas a serem comercializadas.

Na edição deste ano, os candidatos tiveram de apresentar soluções para acelerar a digitalização das organizações, optimizar os processos através da monitorização à distância, permitir uma rápida adaptação à nova realidade de teletrabalho ou para enfrentar desafios da sociedade, nomeadamente no que diz respeito ao combate à pandemia.

Um dos três vencedores foi a  Infinite Foundry, com uma solução que consiste em reproduzir uma réplica da planta digital 3D da instalação industrial para monitorizar em tempo real o processo de produção e melhorar a eficiência operacional remotamente.

A  Indra Sistemas Portugal foi outra das premiadas com o projecto Onesait Motion, uma solução que facilita a gestão operacional em tempo real de uma cadeia de abasteciemnto, garantido a rastreabilidade online das pessoas, veículos e produtos envolvidos no processo.

A Quantico Solutions foi outra das equipas vencedoras com a solução Vision4Lab, que consiste numa plataforma composta por um sistema que permite que os profissionais de saúde possam gravar em vídeo os seus procedimentos recorrendo a um wearable (óculos), de modo a que outros profissionais possam visualizar essas imagens, garantindo maior controlo e segurança.

Os vencedores terão a oferta de seis mensalidades do serviço IoT Connect da Altice Empresas, startup passes para o Web Summit 2020,  divulgação das soluções nos canais de comunicação da Altice Empresas, oportunidade de estar em exposição no showroom da Altice Portugal bem como a possibilidade de integração da solução no portfólio da empresa.

Esta edição do IoT Challenge aconteceu de forma presencial e online em virtude da situação actual em que os onze finalistas apresentaram os seus projectos que foram depois avaliados pelo júri  composto por Nuno Nunes (Altice Portugal); Luís Alveirinho (Altice Portugal), Sofia Rebola (Grupo Altri), Ivo Antão (Luz Saúde) e Eduardo Fitas (Accenture Portugal).

Nuno Nunes, administrador responsável pelo segmento empresarial da Altice Portugal, explica a iniciativa: «Queremos continuar a intensificar o nosso modelo de negócio junto das empresas portuguesas, e graças ao IoT Challenge temos a oportunidade de fazê-lo em conjunto com os inovadores do amanhã. Numa altura em que o recurso a soluções e ferramentas tecnológicas como o IoT tem vindo a ser fundamental para dar resposta à retoma da actividade das empresas, o IoT Challenge assume-se como um catalisador no apoio e dinamização do ecossistema empresarial e consequentemente da economia do País.»