InternacionalNotícias

Mastercard, Aion, DiPocket e Modulr colaboram para aumentar segurança do ecossistema de Open Banking

A solução Open Banking Protect destina-se a melhorar a capacidade de combate à fraude.

Pexels

A Aion, banco digital, a DiPocket, fornecedor de tecnologia wearable pré-paga e a Modulr, empresa de pagamentos como serviço e transações comerciais para empresas, começaram a utilizar recentemente a solução Mastercard Open Banking Protect, que defende as instituições que gerem contas de clientes de fornecedores maliciosos ou não autorizados (TPPs, Third Party Providers).

A legislação europeia PSD2  permite que os TPP acedam a contas bancárias, com o consentimento do cliente, para fornecer novos produtos e serviços; no entanto, as instituições que detêm as contas continuam a ser responsáveis pelos fundos. «Por este motivo, é importante que as instituições financeiras tenham a possibilidade de verificar com rapidez os pedidos de Open Banking dos TPP, com os quais podem não ter qualquer relação prévia, e assegurar que têm implementados sistemas robustos de detecção precoce capazes de dar os sinais de alerta perante potenciais fraudes», explica a Mastercard em comunicado.

A solução Protect destina-se a melhorar a capacidade de combate à fraude no Open Banking e a aumentar a confiança das instituições financeiras ao aprovar pedidos de entidades externas.

A solução oferece um serviço de validação de licenças e certificados do estatuto de registo da TPP contra todos os directórios relevantes e outro de monitorização de fraude, que utiliza dados de rede sobre um determinado TPP para detectar tendências e alterações nas actividades regulares através da monitorização de comportamentos, a fim de impedir pedidos potencialmente fraudulentos.

As três empresas financeiras estão agora a colaborar com a Mastercard para melhorar a capacidade de identificar fraudes num novo ecossistema e proteger melhor os respectivos negócios e clientes.

Jim Wadsworth, SVP  Open Banking da Mastercard, explica a importância da solução para garantir a segurança: «Num momento de forte dinâmica no ecossistema de Open Banking, as instituições financeiras, os TPPs e os utilizadores continuam preocupados com o potencial de fraude e falhas de segurança. Concebemos a Protect para oferecer as funcionalidades de segurança e protecção reforçadas para as instituições financeiras e TPP que utilizam Open Banking, incluindo a verificação de TPP e o controlo da fraude através de uma solução líder no mercado».

«A colaboração é fundamental para construir um mercado de Open Banking resiliente e estamos muito satisfeitos que a Aion, a DiPockete e a Modulr sejam os mais recentes de uma série de parceiros da Mastercard, enquanto trabalhamos para criar um sistema ainda mais seguro para todos os participantes», esclarece o responsável.