A empresa de origem chinesa apresentou o seu relatório anual de 2019 e anunciou um crescimento de 19,1% das receitas. A Huawei consegui um volume de negócios de 122,9 mil milhões de dólares, cerca de 112,95 milhões de euros.
O lucro líquido atingiu 8,3 mil milhões de euros, representado um aumento de 5,6% em relação a 2018. Já o fluxo de caixa das actividades operacionais contabilizou 12 mil milhões de euros um crescimento de 22,4% face ao ano anterior.
A Huawei investiu 15,3% da sua receita de 2019, ou seja, 14,6 mil milhões euros, em Investigação & Desenvolvimento (I&D), o que demonstra o compromisso da marca com a inovação. O investimento total em I&D da empesa ao longo da última década ultrapassa já os 77 mil milhões de euros.
Ao nível das unidades de negócio, o Carrier Business Group, que liderou o lançamento comercial de redes 5G, atingiu receitas de vendas de 39,1 mil milhões de euros , um aumento de 3,8% em relação ao ano anterior. As soluções de estação base RuralStar estão já a ser utilizadas em mais de 50 países e regiões.
No consumo, o Consumer Business Group apresentou um crescimento robusto, com um total de 240 milhões de smartphones expedidos ao longo do ano. Em 2019, a receita desta unidade da Huawei atingiu os 61,5 mil milhões de euros, um aumento de 34% em relação ao período homólogo.
Quanto ao Enterprise Business Group, a área de negócio empresarial, a Huawei continua a apoiar a transformação digital de clientes em todos os sectores, o que se traduziu em receitas de 11,8 mil milhões de euros, um aumento de 8,6% face a 2018.
«2019 foi um ano extraordinário para a Huawei », disse Eric Xu, rotating chairman da Huawei. O responsável revelou ainda que a empresa conseguiu superar os desafios: «Apesar da enorme pressão externa, a nossa equipa avançou e manteve o foco na criação de valor para os nossos clientes. Trabalhámos arduamente para conquistar o seu respeito e confiança, bem como dos nossos parceiros em todo o mundo. Os negócios da Huawei continuam sólidos».
As demonstrações financeiras da empresa foram auditadas de forma independente pela KPMG.