Crescimento e diversificação
A análise de dados e a inovação tornaram-se tão importantes para as operações da Dallara que, não só ajudaram a crescer massivamente a empresa, nos últimos treze anos, como também a diversificar a sua actuação. Em 2007, as operações eram 100% focadas no design de automóveis de corrida, sendo que hoje essa área representa apenas 60% do negócio, com a consultoria para outras empresas do sector de automobilismo global a representarem 40%.
Embora tenha mudado para reflectir a dinâmica do sector, a Dallara também alterou a forma como os clientes costumam lidar com os seus fornecedores de TI. «Crescemos com a ideia de que as empresas precisam entender a tecnologia e como a aplicar ao modelo de negócio. Mas não temos mais tempo para fazer isso. Agora, tenho que assumir que a tecnologia necessária para fazer o que eu quero fazer no meu negócio existe, e eu preciso poder dizer ao meu fornecedor o que eu quero alcançar – e eles devem fazer isso acontecer».
Relação com a Lenovo ajuda a Dallara a crescer
Per Overgaard, director executivo do Data Center Business Group EMEA da Lenovo, confirma que esta é a nova maneira de fazer negócio para muitas empresas. «Os clientes têm um problema específico que desejam resolver e procuram a solução. Como resultado, o mundo está invertido e agora estamos a integrar as perguntas dos clientes na nossa pesquisa e desenvolvimento».
Alessandro de Bartolo, director-geral do Data Center Group da Lenovo Italia, ressalva que uma relação de trabalho, como a que a Lenovo e a Dallara têm, ajuda a empresa a crescer.
«Os requisitos que temos são sempre muito desafiadores», disse aos jornalistas. «E, por serem uma empresa líder no mundo do automobilismo, o suporte é sempre um desafio. Mas, por causa disso, tivemos que aumentar as nossas próprias capacidades, o que é excelente».
Alto Desempenho com grande procura
Os executivos da Lenovo estão empenhados em empresas como a Dallara, e clientes semelhantes, para destacar as suas capacidades competitivas no campo da Computação de Alto Desempenho, que está a registar uma forte procura nos datacenters corporativos à medida que a quantidade de dados criados aumenta. A empresa deu um passo significativo neste campo em 2014, quando comprou o negócio de servidores baseados em Intel da IBM por 2,3 mil milhões de dólares. Desde então, tornou-se o fornecedor com mais sistemas na lista bianual do Top 500. Em Novembro, havia 174 instalações na lista. Em segundo lugar ficou a chinesa Sugon, com 71, embora a Hewlett Packard Enterprise e Cray combinadas também tivessem 71.
Exascale-to-Everyscale para tornar tecnologias mais acessíveis
A Lenovo está ainda a promover programas em várias frentes, para obter recursos exascales nos datacenters corporativos. Um deles inclui o Projeto Neptune, lançado em 2018, que trata da questão do arrefecimento líquido para os componentes do sistema de datacenter, com base no trabalho iniciado pela IBM.
Mais recentemente, a Lenovo lançou a sua iniciativa Exascale-to-Everyscale para tornar as tecnologias de computação a nível exascale, de IA e de aprendizagem de máquina mais acessíveis, e a ter uma implementação mais fácil para as empresas.
No evento da Dallara, os executivos da Lenovo conversaram sobre esse esforço da HPC e a crescente divisão entre grandes e caros supercomputadores personalizados, vistos na tal lista Top 500, e os sistemas mais acessíveis, feitos com componentes essenciais comuns e infra-estruturas partilhadas que as empresas possam pagar e encaixar nos seus datacenters. A ideia é criar sistemas que possam ser facilmente escalonáveis e alavancar tecnologias de código aberto e prontas para usar.
Aliás, faz parte de uma tendência crescente entre OEM, como a HPE e a Dell EMC, trazer este tipo de recursos para as empresas, usando componentes comuns, tecnologias como GPU e redes rápidas e software de código aberto.
Peer Overgaard vê a capacidade da empresa em dar uma resposta rápida e hábil a procuras complexas, como as apresentadas pela Dallara, como uma vantagem sobre os rivais: «Não é por engano que nos tornámos a empresa número 1 no Top 500. Foi uma estratégia apresentada pelo nosso CEO mundial».
Stradale será o novo automóvel da Dallara
Presente no evento esteve Gian Parlo Dallara, o fundador da empresa, que investiu os seus cinquenta anos de experiência no carro dos seus sonhos: o Dallara Stradale, um modelo desportivo e de estrada. A produção começou no final do ano passado a uma taxa de um a dois automóveis por semana, e apenas seiscentos serão produzidos, já que a Dallara não quer competir com os seus clientes de automóveis de corrida.